Home / Sem categoria / Mutirão da Saúde leva atendimentos a São Leopoldo em Belford Roxo

Mutirão da Saúde leva atendimentos a São Leopoldo em Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo realizou, do dia 11 ao dia 15 de março, o mutirão da saúde no bairro São Leopoldo, com atendimentos para a população. O projeto tem a finalidade de levar serviços básicos de saúde a localidades de difícil mobilidade no município. A cada semana, ação vai ficar em um local diferente. Em média, a equipe de saúde atende 150 pacientes por dia. A partir da próxima segunda-feira (18), o mutirão será realizado no bairro Gogó Bom Pastor (Avenida Coelho Branco, s/n, próximo à Escola Municipal Julieta Rego Nascimento) e ficará até a sexta-feira (22).

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Fábio Saraiva, o mutirão visa alcançar as comunidades de difícil acesso. “Por determinação do prefeito Waguinho, estamos levando a ação nas comunidades onde o acesso à saúde, que é um bem necessário, é difícil. Iniciamos o projeto em Vila Pauline, depois fomos para o Castelar, encerramos a semana em São Leopoldo e iremos para o Gogó da Ema”, explicou. Fábio ainda informou que para ser atendido são necessários o CPF, identidade, comprovante de residência e o cartão do SUS (que pode ser feito na hora durante a ação). “Durante a semana, a equipe faz tratamento de diagnóstico e temos atendimento de clínica médica, pediatria, nutricionista, psicólogo e todas as sextas-feiras, no final da ação, realizamos a coleta de exames”.

O líder comunitário, Everton Menezes, mais conhecido como Dudino, destaciu a ação da Prefeitura no bairro. “Depois de muito os moradores pedirem a ação, conversei com o vereador Eduardo Araújo que solicitou o mutirão para a comunidade, que é muito carente de serviços voltados à saúde. Agora, os moradores estão satisfeitos e contando as horas para a inauguração da unidade básica de saúde na região”, exaltou.

Através de uma amiga, Edna Regina Veloso, 58 anos, soube do mutirão e aproveitou para cuidar da saúde. “Achei a ideia do projeto maravilhosa. Aproveitei para fazer exame de sangue e a carteira do SUS. O atendimento e os funcionários são ótimos, nos tratam com muito carinho. Estou amando o mutirão!”, disse empolgada.

Moradora do bairro Santa Maria, Magali da Mota, 50, foi até a comunidade para fazer também um exame de sangue completo. “O mutirão é maravilhoso. Tem que ter muito amor e preocupação para fazer isso, pois muitas pessoas não tem nem dinheiro de passagem para ir aos locais que também oferecem atendimento à população”, disse.

Atendimentos

O mutirão oferece atendimentos de clínica médica com referência para especialidades dentro e fora do município; consultas com ginecologista, exame de preventivo e o toque de mama; pesagem do Programa Bolsa Família com o apoio de nutricionistas; consulta com pediatras; vacinação para adultos e crianças; verificação do cartão de vacinação para que não haja a perda do período de vacinas da criança; testes rápidos para Sífilis, Hepatite A, B e C; serviços odontológicos básicos; emissão e impressão do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (Sus); cadastro de pacientes para possível implantação do prontuário eletrônico no município. A ação conta também com a equipe do Programa Melhor em Casa para cadastros de atendimento domiciliar. No último dia do mutirão é realizada a coleta de exames, onde os pacientes devem ter 12 horas de jejum.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news