Home / Sem categoria / Matemático vencedor do prêmio ‘Professor Empreendedor’ é recebido com festa em escola de Belford Roxo

Matemático vencedor do prêmio ‘Professor Empreendedor’ é recebido com festa em escola de Belford Roxo

Vencedor do prêmio “Professor Empreendedor”, iniciativa da Bett Brasil, Instituto Significare e do Sebrae, o professor de matemática João Carlos Braga foi recebido aos gritos de “É campeão” por alunos, professores e demais funcionários da Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus, em Belford Roxo. Ele conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental (anos finais) com o projeto “REcoin: o dinheiro que vem do lixo”.

            Em todo o Brasil foram 625 trabalhos, sendo 179 do Rio de Janeiro. O único escolhido para representar o Estado é o de Belford Roxo. No município, a iniciativa do Recoin já recolheu, desde 2021, mais de uma tonelada de produtos recicláveis que iam parar em rios, valões e bueiros.

            O Professor Transformador 2023 premiou os profissionais da educação que tem o empreendedorismo como ferramenta de transformação de seus alunos e da sociedade. Em todo o Brasil foram inscritos 2.897 projetos em sete categorias.

            João Carlos lembrou que sua trajetória começou em Brejo do Cruz, cidade de 14 mil habitantes do interior da Paraíba e que fica a 420 km de distância da capital João Pessoa. A vontade de voar de avião o fez buscar outros ares. “Através do projeto Brasil Alfabetizado fui para Minas Gerais e hoje estou aqui, sendo premiado e realizando um sonho. Obrigado a todos que colaboraram nessa caminhada”, finalizou, destacando a participação da comunidade escolar na execução do projeto.

Educação financeira e consciência ambiental

            O REcoin junta educação financeira com consciência ambiental. Os alunos recolhem materiais recicláveis que são vendidos a um parceiro do projeto. O dinheiro arrecadado é investido em produtos para a lojinha que fica dentro da escola. Entre os produtos que podem ser comprados no mercadinho estão: caneta colorida (10 Recoins); kit escolar (120 Recoins); boneca sereia (120 Recoins); apontador (2 Recoins) e batom (15 Recoins).

            A diretora Claudia Sueli destacou a dedicação do professor João Carlos, que trabalhou firme para elaborar o projeto REcoin: o dinheiro que vem do lixo. “O prêmio foi merecido, pois o João é um professor dedicado”, resumiu.

            Aluna do professor João e cursando o 7º ano, Aysha Yasmin, 13 anos, enfatizou que torceu muito pela vitória do professor. “Gostei muito, pois ele fez o projeto e realizou o seu sonho”, destacou Aysha, frisou que juntou Recoins para comprar borracha e lápis, entre outros itens. “Ele é um ótimo professor. Fico muito feliz com a vitória dele. Com os REcoins já comprei diversas coisas como borracha, esmalte e maquiagem”, completou Tayla Silva, 11, aluna do 6º ano.

Veja também

Vestibular Cederj abre inscrições com 345 vagas para o Polo Belford Roxo

O Vestibular Cederj 2025.1 está com inscrições abertas até 24 de novembro com 7.743 vagas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news