Home / Sem categoria / Secretaria de Saúde de Belford Roxo realiza vacinação contra Febre Aftosa

Secretaria de Saúde de Belford Roxo realiza vacinação contra Febre Aftosa

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo está realizando uma campanha de vacinação contra a febre aftosa nos bovinos do município. A ação é uma parceria da Prefeitura de Belford Roxo com o Núcleo de Defesa Agropecuário, órgão ligado à Secretaria de Estado de Agricultura. Foram vacinados cerca de 80 animais. A campanha se estende até 30 de junho.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é que pelo menos 90% da população do rebanho seja vacinado.  “A febre aftosa é uma doença perigosa e estamos atentos para combatê-la. As equipes estão visitando os sítios para mapear o rebanho e aplicar a vacina, caso o proprietário ainda não tenha vacinado”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira. “Na maioria das vezes, esse objetivo é alcançado e até 100% dos produtores acolhem essa iniciativa”, resumiu o agente de combate às endemias, Alexandre Araújo.

Para a imunização, a vacina precisa ser comprada pelo produtor rural, que envia a nota fiscal e o relatório para o Núcleo de Defesa Agropecuário. O próprio dono do rebanho pode aplicar a vacina ou solicitar apoio à Diretoria Executiva de Controle de Vetores e Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

No sítio São Jorge, no bairro Piam, 17 bovinos foram vacinados.  Enéas Brasil Gonçalves, 60 anos, dono da propriedade, destacou a importância dos animais serem vacinados. “É interesse dos donos vacinarem seus animais para mantê-los saudáveis”, concluiu Enéas Brasil Gonçalves.

O que é febre aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus. É uma das enfermidades mais contagiosas dos animais e acomete principalmente os bovinos e bubalinos (búfalos). Os animais que apresentam febre aftosa desenvolvem sintomas como perda de peso, febre e surgimento de vesículas, erosões e úlceras.