Home / Sem categoria / Alunos do curso de Educação Popular em Saúde de Belford Roxo visitam o Museu de São Bento

Alunos do curso de Educação Popular em Saúde de Belford Roxo visitam o Museu de São Bento

Visando a melhor qualificação das equipes que fazem o atendimento da população, a Prefeitura de Belford Roxo, através do Departamento de Educação Permanente, da Secretaria Municipal de Saúde (Deps/Semus), promoveu mais uma visita guiada ao Museu Vivo do São Bento, em Duque de Caxias, com alunos do curso de Educação Popular em Saúde (Edpopsus). “Procuramos incentivar a capacitação dos nossos servidores para oferecermos um atendimento de qualidade aos munícipes. Em todas as oportunidades que tem, o prefeito Waguinho está sempre confirmando o compromisso de fazer o melhor pela população”, comentou Christian Vieira, secretário Municipal de Saúde.

A ação levou Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que participam do Edpopsus para uma imersão na História da Baixada Fluminense e do Brasil. O grupo foi recebido pela diretora do Museu Vivo do São Bento, Marlúcia Santos de Souza, que ministrou uma palestra sobre a importância da instituição e seu acervo. Os servidores de Belford Roxo puderam conhecer objetos do tempo da escravidão e um sambaqui – sítio arqueológico que preserva os vestígios dos índios que habitavam a Baixa Fluminense antes do Descobrimento do Brasil.

O Edpopsus é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Nosso objetivo é sempre levar aos nossos alunos, nossos ACSs e ACFs, experiências em educação popular dando um olhar humanizado para o atendimento dos usuários e a merecida valorização dos profissionais”, destacou Reinaldo Mendes, educador do Edpopsus de Belford Roxo.

Criado dentro dos princípios mais modernos da Museologia, o Museu Vivo do São Bento foi o primeiro Ecomuseu da Baixada Fluminense, sendo uma instituição de que combina defesa do patrimônio com a intervenção responsável no meio ambiente, na econômica e na cultural locais. “O curso (Edpopsus) tem trazido mais que conhecimento. Tem feito com que o atendimento seja melhor, com mais acolhimento, mais empatia. É uma questão de humanização mesmo do nosso trabalho”, disse Cristiane Marques da Silva, ACS da Unidade Básica de Saúde do Bom Pastor.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − doze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news