Home / Sem categoria / Belford Roxo abre Campanha Agosto Lilás

Belford Roxo abre Campanha Agosto Lilás

 A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome (Semascf) lançou a campanha Agosto Lilás, com objetivo de discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher. O evento, que aconteceu no Teatro da Cidade, bairro Piam, abordou o tema: “Violência, você pode estar passando por isso e não sabe”. “Sororidade (companheirismo, empatia, irmandade, solidariedade, união). Essa é a palavra que todas as mulheres que lotam esse auditório, devem levar daqui e multiplicar”, disse a anfitriã da solenidade, a secretária da Semascf, Tati Ervite. A campanha comemora também, o 17º Aniversário da Lei Maria da Penha, festejado nesta segunda-feira (07/08), em todo o país.

            O secretário municipal de Segurança Pública, Luciano Arigone; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Ana Carla Nepomuceno; Assessora Técnica da Secretaria de Estado da Mulher, Soraya Cavalcanti; a psicóloga do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel), Marcele Lourenço e a guarda municipal do quadro efetivo da prefeitura, Érica Gonçalves, responsável pelo projeto Viatura Solidária, palestraram sobre o tema para o público presente.

Agosto Lilás

            A Semascf estará promovendo palestras e oficinas, durante todo o mês, alusivas à Lei Maria da Penha, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel) e nos bairros, distribuindo cartilhas e panfletos informativos, através do projeto Assistência Presente.

            A Lei Maria da Penha recebeu esse nome em homenagem à biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes. Depois de sofrer duas tentativas de homicídio por seu marido, lutou para a criação de uma lei que contribuísse para a diminuição da violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma lei federal, sancionada em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que objetiva proteger a mulher da violência doméstica e familiar.

Tipos de violência

            Há cinco tipos de violência contra a mulher: Violência Física, Violência Sexual, Violência Psicológica, Violência Patrimonial e Violência Moral. “Uma vez palestrando para alunos nas escolas municipais sobre os tipos de violência contra a mulher, fui surpreendida por um aluno que me pediu para explicar, novamente, sobre o tema: Violência Patrimonial. Ele anotou todos os detalhes no caderno. Eu perguntei o motivo do interesse. Ele disse que ia mostrar para o pai e dizer para ele que estava praticando tal violência contra a sua mãe”, contou Érica Gonçalves. Durante o evento, os atores, Ana de Souza e Lui Santos, interagiram com o público encenando a peça, “Não se deixe AMORdaçar”.

            Ano passado, o Brasil registrou 1.410 casos de feminicídios. Em média, uma mulher foi assassinada a Cada seis horas. Os números são do Monitor da Violência, do Portal G1 e do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

            Em Belford Roxo, mulheres em situação vulnerável e vítimas de violência podem procurar ajuda nos seguintes locais: Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), Avenida Retiro da Imprensa, 800, Bairro Piam, Tel: 3771-1475; Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel), Avenida Joaquim da Costa Lima, 2490, Bairro Santa Amélia; Guarda Municipal /Viatura Solidária, Avenida Joaquim da Costa Lima, 2415, Bairro Santa Amélia; nos treze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): CREAS 1 – André Luiz Bonfim de Alencar, Centro, CREAS II – Leonardo Targino do Carmo, em Santa Amélia e CREAS III – Irmã Filomena, Bairro Parque Amorim e  Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, Rua Itaiara, 176,Bairro das Graças.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 18 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news