Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Belford Roxo realiza a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Belford Roxo realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência na sede da OAB do município e na Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, com o objetivo de debater o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento teve a participação da sociedade civil e dos órgãos governamentais, como a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF/RJ).

A conferência é importante para que as pessoas possam se posicionar e expor as suas demandas para que o poder público possa ouvir e viabilizar a realização dessas políticas públicas. Dessas discussões das políticas municipais podem sair delegados eleitos para uma conferência estadual e uma conferência nacional para expor as demandas do município.

Primeira lei

“Em 2018, criarmos a primeira lei que tratava da questão PCD e foi um marco para a nossa cidade. Agora em 2023, estou à frente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, fazendo parte e opinando aqui nessa conferência. Eu estou muito feliz!”, disse Elvis Jacob, o Elvis da Internet, destacando que um dos projetos em andamento é a Central de Libras. “A ideia é que a partir dele nós vamos tirar profissionais para poder atender nos hospitais. Para assim termos um plantão 24 horas atendendo, não só pessoas com deficiência auditiva, mas qualquer um que tenha a sua prioridade assegurada por lei”, completou o secretário Elvis Jacob.

O ativista da causa da pessoa com deficiência, Ailton Cesar, disse que qualquer demanda que puder atender ao município já será de grande avanço. “Eu vim para propor uma central de atendimento de demandas, pois hoje nós temos essa carência e precisamos desse apoio “, completou.

Participaram também da Conferência o ativista Social, José Antônio, a representante do gabinete da vereadora Luciana Novaes, Olga Maria Tavares, a atual presidente do COMDEF/BR, Ana Paula Cândida, o presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB de Belford Roxo, Sidnei Lima, e a suplente de políticas para PCD, Jocilene Tavares.