Home / Sem categoria / Cace promove palestras alusivas ao Novembro Azul

Cace promove palestras alusivas ao Novembro Azul

O Centro de Acompanhamento e Controle Epidemiológico (Cace), em Santa Maria, recebeu, na manhã desta quarta-feira (22-11), mais uma atividade da programação do Novembro Azul, mês referente à prevenção ao câncer de próstata. O médico José Carlos Pontes, e o Coordenador das Unidades Especializadas, Admilson Figueiredo, realizaram palestras detalhando a doença, seus sintomas e tratamentos, e incentivando a procura pelos exames preventivos.

“O câncer de próstata é o segundo em incidência no Brasil, e o quinto no mundo. E o ETR (Exame de Toque Retal) ainda é o mais eficiente para o diagnóstico precoce da doença. Por isso, a partir dos 40 anos, os homens devem consultar o urologista e fazer o ETR para fechar o diagnóstico ”, esclareceu Dr. José Carlos Pontes. Ele apontou alguns dos principais sintomas da neoplasia prostática (tumor). “Urina fraca ou o xixi intermitente – várias vezes ao dia -, podem indicar um alteração na prótata”, completou o médico. .

As ações do Novembro Azul continuam nesta quinta-feira (23-11), na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Shangrilá. A equipe Multidisciplinar da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (E-Multi/Semus) estará participando com serviços das áreas de nutrição, assistência social e psicologia.