Home / Sem categoria / Belford Roxo discute sobre manutenção e atualizações dos rios do Projeto Iguaçu

Belford Roxo discute sobre manutenção e atualizações dos rios do Projeto Iguaçu

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Defesa Civil, se reuniu na última quarta-feira (14-08), com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor colaborador do Programa de Engenharia Ambiental da POLI/UFRJ, Paulo Canedo de Magalhães, para um debate sobre as mudanças e atualizações no Projeto Iguaçu, manutenção dos equipamentos hidráulicos e da formação de um consórcio intermunicipal de defesas civis. Também estiveram presentes no encontro o engenheiro sanitarista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Paulo Soares de Azevedo, da COPPE/UFRJ, o membro do Comitê da Bacia da Baía de Guanabara e professor José Paulo Soares de Azevedo, da COPPE/UFRJ, e o diretor de planejamento e projeto da Defesa Civil de Belford Roxo, Roberto Ricardo (representando o secretário especial Marcelo Pereira).

Sempre acompanhando o trabalho nos rios da cidade, Paulo Canedo explicou que era contrário ao sistema de bombas, pois é muito trabalhoso manter a segurança e manutenção das mesmas, além de não ter plano B para esse método. “E não adianta as bombas estarem funcionando se no final, quando elas forem despejar no mar, haver obstrução. Além dos três municípios envolvidos, a ideia é de que tragam os prefeitos com vontade de participar e de maneira integrada pensar em alternativas”, sugeriu Paulo.

Referência acadêmica

Ainda durante a manhã, o grupo visitou o Rio Botas, na altura de São Bernardo, onde está instalada uma câmera fluvial. Para o diretor de planejamento e projeto da Defesa Civil, Roberto Ricardo, foi um privilégio conversar com uma referência acadêmica. “O objetivo da visita foi de mostrar ao Comitê de Bacia Hidrográfica e a comunidade acadêmica o que mudou ao longo desses anos do projeto e apontar sugestões para outras alterações. Me comprometi em propor uma reunião com as defesas civis e Secretarias de Meio Ambiente de Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, e também membros do Comitê de Bacias para discutir sobre o projeto e de como podemos manter o trabalho de forma integrada”, informou.

Intervenções do Projeto Iguaçu

As intervenções do Projeto Iguaçu, incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como objetivo o controle de inundações e a recuperação ambiental das bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí. Foram R$ 160 milhões de recursos enviados ao projeto. A primeira fase inclui a elaboração dos projetos básico e executivo, trabalho técnico e social, requalificação dos diques (Botas), e reforma dos equipamentos de limpeza e controle de vazão (Sarapuí).

A estação de bombeamento de águas pluviais de fabricação sueca, equipada com cinco bombas com capacidade de sucção de 1,8 mil litros por segundo, estão instaladas no pôlder do Outeiro/Pilar, que possibilitam o escoamento do acúmulo de água e a diminuição do impacto das fortes chuvas na Baixada.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezessete =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news