Dentro do escopo do MOBEL, estão previstas ações de curto, médio e longo prazos, segundo a urgência de implantação e a capacidade de investimento do Município. As principais ações de curto prazo já foram, inclusive, abordadas em reuniões contando com a equipe do Plano Diretor Participativo, e encontram-se em fase de estudo técnico.
As ações de médio e longo prazo, por exigirem maiores investimentos e também a participação de outros entes federativos, como o Governo do Estado e o Governo Federal, demandam maior tempo de maturação.
Na galeria, é possível visualizar os desenhos esquemáticos que fazem uma representação gráfica das ações apresentadas.
Questões de ação em curto prazo
C1. Sinalização horizontal (pintura de faixas), vertical (colocação de placas) e semafórica (sinais de trânsito) nas principais vias da cidade, para a melhoria da circulação e da segurança do tráfego.
(arquivo de imagem PDBR C1 – Habib’s)
C2. Implantação de binário (mão e contramão trafegando em vias paralelas separadas) em trechos específicos do conjunto que inclui a Avenida Benjamim Pinto Dias e a Rua João Fernandes Neto (Rua do Meio), na Vila Dagmar.
(arquivo de imagem PDBR C2 – Vila Dagmar)
C3. Implantação de rotatória (redirecionamento do tráfego para outras ruas no entorno de um cruzamento), com o aproveitamento de um trecho da Rua Circular, para disciplinar a circulação no encontro das avenidas Joaquim da Costa Lima, Retiro da Imprensa e Floripes da Rocha, no Bairro das Graças.
(arquivo de imagem PDBR C3 – Rua Circular)
C4. Implantação de uma nova saída da cidade em direção ao Rio de Janeiro, pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), através da Avenida Nunes Sampaio (Avenida dos Confrades), próximo à loja de materiais de construção Chatuba, visando a descongestionar as vias do Centro e oferecer uma importante rota alternativa.
(imagem conjugada com C5)
C5. Duplicação da Avenida Coelho da Rocha, que atualmente dá acesso à única saída para a Via Dutra em direção ao Rio de Janeiro e a Mesquita, prevendo-se a construção de um novo viaduto junto ao existente.
(arquivo de imagem PDBR C4+C5 – Rocha Sobrinho e Prata)
Questões de ação em médio prazo
M1. Requalificação da RJ-085, a Avenida Automóvel Clube, rodovia estadual que liga o Jardim Redentor (vindo antes de Vilar dos Teles, em São João de Meriti) à localidade de Três Setas, no entroncamento com a RJ-105.
(imagem conjugada com M2)
M2. Requalificação da RJ-105, rodovia estadual que corta o município no sentido de oeste para leste, fazendo a ligação entre os municípios vizinhos de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, formada em seu trecho urbano pelas avenidas José Mariano Passos e Joaquim da Costa Lima.
(arquivo de imagem PDBR M1+M2 – RJ-085 + RJ-105)
Questões de ação em longo prazo
L1. Reposicionamento da estação ferroviária, com retração da linha em cerca de 100 metros (distância equivalente a cinco vagões de passageiros alinhados), para requalificação e expansão do espaço urbano na vizinhança das praças Getúlio Vargas e Eliaquim Batista, com a criação de uma esplanada que permitirá maior integração entre o Centro e a região onde se localiza o polo industrial da Bayer.
(arquivo de imagem L1 – Esplanada do Centro)
L2. Viabilização da futura rodovia estadual TransBaixada, ligando, num primeiro estágio, a Rodovia Washington Luiz (BR-040) à Rodovia Presidente Dutra (BR-116), seguindo quase inteiramente às margens do Rio Sarapuí, com o objetivo de integrar os municípios da Baixada Fluminense e tirar tráfego de veículos pesados das vias internas da cidade.
(arquivo de imagem L2 – TransBaixada)