Alunos da Rede Municipal de Ensino de Belford Roxo estão aprendendo uma nova lição: espantar a gripe (Influenza) e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) conforme avaliação da caderneta de saúde. O teste da “nova disciplina” é uma dose de cada vacina, disponibilizada através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
Nesta terça-feira (13-05) foi a vez dos estudantes do Ciep Municipalizado Grande Othelo, no bairro Jardim Bom Pastor. “Essa parceria é maravilhosa. Uma determinação do prefeito Márcio Canella, preocupado com a saúde das nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária de Educação Sheila Boechat.
Mas para a imunização é necessária a presença e autorização do responsável, mediante apresentação da carteira do SUS, CPF e caderneta de vacinação do aluno. “Os estudantes são vacinados na presença dos pais ou responsável”, assegura a gerente de imunização, Helene da Silva Vaz Pereira. Segundo o Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robson Tardivo, a campanha seguirá por todas as 110 escolas da Prefeitura.
Uma bisavó imunizadora
A técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Glória Regina Marques Santos Godói presenciou e vacinou as bisnetas Luiza Vitória, 11 e Mirela Barbosa da Silva, 9. “Não podemos perder a oportunidade. Foi um prazer imenso”, garantiu. Letícia Andrade também não hesitou e autorizou a imunização de seus dois filhos: Lucas Lorenzo de 5 anos e Matteo, 3 anos. “A choradeira foi grande, mas valeu a pena. Estou tranquila e com o dever de mãe e cidadã cumprido”, disse.
A gestora do Ciep, Adriana Vieira e sua vice Graciete Santos da Cruz, estavam entusiasmadas com o momento e determinaram cardápio caprichado na merenda e também na limpeza das salas e corredores. “Vacinar é um momento único, importante para a vida de todos. Temos o dever de estimular, enquanto educadoras, para que todos tenham uma qualidade de vida melhor”, destacou Adriana.