A Prefeitura de Belford Roxo iniciou nesta quarta-feira (02/04), através da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização está acontecendo, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde do município. Esta primeira etapa é destinada aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde, entre eles: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, professores do ensino básico e superior e caminhoneiros. A meta da prefeitura é vacinar 178.280 pessoas.
300 pessoas vacinadas na Policlínica Neuza Brizola
Na Policlínica Neuza Brizola, Centro, o administrador da unidade, Avelino Ribeiro, destacou que foram aplicadas aproximadamente 300 doses da vacina influenza. “Preparamos um posto volante extra no térreo para separar da vacinação das crianças e para facilitar a locomoção das pessoas que tenham dificuldade, os cadeirantes”, relatou o administrador, ao lado da chefe de enfermagem Marcele Magalhães.
Documentos necessários
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e a caderneta de vacinação. Também conhecida como gripe, a Influenza é uma doença viral febril aguda, geralmente benigna. Os sintomas incluem febre, calafrios, tremores, mialgia, dor de cabeça, anorexia, coriza, tosse seca e dor de garganta. O vírus é transmitido facilmente por tosses e espirros de pessoas infectadas. A Influenza pode ser classificada por três tipos: A, B e C. Os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O tipo A é também associado às grandes pandemias. Já o Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias.
Primeira fase para grupos prioritários
Na primeira fase, a vacinação é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da Saúde, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios.
Unidades de saúde disponíveis
A vacina está disponível nos seguintes locais: USF Parque Esperança 1, 2 e 3, USF Santa Marta, Clínica da Mulher, USF Dona Isaura, USF Rodrigo Alves Jacob, USF Feliciano Araújo, USF Antenor Paes Leme Pires, USF Nivaldo Cardoso de Moura, USF Octacílio Ribeiro da Silva, USF Vila São Luiz, USF Bom Pastor I e II, USF Vila Pauline 1, SF Luiz Carlos de Almeida (Buda), USF Professora Jacira Pinto Leal, Policlínica de Nova Aurora, USF Alfredo Ferreira Filho, USF Antônio Francisco Ribeiro, Policlínica Regional Parque São José, USF Américo Vespúcio Vasconcellos Rosa, Policlínica Regional de Heliópolis, Policlínica Maria Lúcia Barbosa de Carvalho (Palmerinha), USF Sá Rego, Policlínica Parque Amorim, Policlínica Mariza Ribeiro da Silva,- USF Armindo Feliciano da Silva (Zé Macaco), USF Bela Vista, Policlínica Eulália Barbosa de Andrade (Lalinha), USF Bom Pastor 3, USF Vilar Novo,- USF Maria Augusta Oliveira Brasil, USF Adão de Mello Marques, USF Xavante 3 e 4, USF Xavantes I e II, USF Ererê I, II, III, USF Parque Amorim I,- USF Hudson de Abreu Oliveira, USF Joaquim Medeiros de Lima (Santa Tereza), Policlínica Isabelly dos Santos Ventura, USF Jeferson da Silva Rezende e Policlínica Neuza Goulart Brizola.