Home / Sem categoria / Projeto Verão na Marca faz população entrar em forma

Projeto Verão na Marca faz população entrar em forma

O Projeto Verão na Marca está fazendo muita gente correr para a Praça de Heliópolis, em Belford Roxo. Homens e mulheres jovens e da terceira idade fizeram fila para avaliar suas medidas junto a equipe de professores de Educação Física da Vila Olímpica e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). “ Bombando”  em 40 polos espalhados em vários bairros do município, o projeto tem objetivo de estimular atividade física e deixar a população saudável e em boa forma. “A prática de exercícios com acompanhamento profissional, oferecido pela Prefeitura, mudou a minha vida”, disse Sheila Maria Azevedo de Oliveira, 49, portadora  do mal de Parkison.

Sheila e cerca de 70 pessoas fazem parte da turma do Polo São Francisco de Assis. Eles frequentam a praça às segundas, quartas e sextas-feiras para fazer ginástica. De dois em dois meses, os alunos passam por avaliação física. Subindo na moderna balança de bioimpedância ficam sabendo sobre a análise da composição corporal, com índice de massa muscular, ossos e gordura. O tipo de alimentação, postura e o peso também são avaliados. “Estou me sentindo mais leve e com muita disposição”, disse a aposentada Inês do Nascimento, 71. A Prefeitura está de parabéns por ter proporcionado uma academia ao ar livre, com professores para população. Com o que ganho não teria nunca como bancar uma academia”, afirmou ela que vibrou ao saber, depois da avaliação, que perdeu quatro quilos e 400 gramas.

Aula noturna

A ginástica na praça começa cedinho, a partir das 6h, com treinamento funcional e atividades nos aparelhos da academia aberta de musculação. Às terças e quintas-feiras as atividades acontecem à noite, a partir das 18h, com aula de zumba, basquete, pingue-pongue, jogos populares, recreação e treinamento funcional. “Temos muitos idosos que nos procuram para iniciar atividade por recomendação médica. Mas os jovens também têm aderido às atividades, que são gratuitas e com acompanhamento de professores. A maioria não tem como pagar academia”, ressaltou o coordenador do núcleo, professor, Marcelo Rodrigues Bomfim.

Adepto à prática de exercícios, o secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, destacou que o projeto Verão na Marca tem um grande cunho social. “O projeto atende às necessidades populares. O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) está de parabéns pela criação de praças bonitas e organizadas, que oferecem benefícios aos moradores dos bairros”. Na mesma “vibe” que o secretário, Sueli Rocha Pereira, 57, disse que chegou aos professores através de uma recomendação médica. “Meu cardiologista recomendou atividades. Comecei e não paro mais. Hoje me sinto bem melhor, graças a esta praça linda que o prefeito construiu, com academia para gente usar de graça.”, afirmou.

Pelc fortaleceu as atividades

O professor Maurício Fidelis, secretário Executivo de Esporte e Lazer, ressaltou que a implantação do Pelc fortaleceu a prática de esporte e lazer na cidade. Em cada polo de atividades tem seis agentes atuando, como professores de educação Física, de dança e de luta marciais, num total de 283 trabalhando diariamente. Maurício contou ainda que o projeto Verão na Marca foi criado no ano passado. “Percebemos que justamente no verão o número de frequentadores na Vila Olímpica aumenta. Para evitar a prática de exercícios sem acompanhamento de um profissional, criamos o projeto e fomos ao encontro dessas pessoas, com objetivo de orientá-las e prepará-las para atividade de forma saudável”, disse.

Além da vaidade, a maioria que procura a prática de exercícios vem de encaminhamento médico. “Muitos com depressão, excesso de peso e diabetes. Pelo menos 70 por cento conseguem seguir as orientações e alcançar seus objetivos. Outros, só pelo fato de estarem em grupo, de fazer amizades, ficam muito mais saudáveis e acabam entrando no ritmo das atividades”, assegura Maurício, ao lado do professor Rogaciano Filho. Segundo ele, só no ano passado, mais de 1.200 pessoas aderiram o Verão na Marca na Vila Olímpica. “Quem entra no projeto não perde o pique. Independente, de quem seja, estamos sempre alinhando saúde às atividades”, garante o professor Franklin Ferreira de Melo, integrante do Pelc.