Home / Sem categoria / Projeto Verão na Marca faz população entrar em forma

Projeto Verão na Marca faz população entrar em forma

O Projeto Verão na Marca está fazendo muita gente correr para a Praça de Heliópolis, em Belford Roxo. Homens e mulheres jovens e da terceira idade fizeram fila para avaliar suas medidas junto a equipe de professores de Educação Física da Vila Olímpica e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). “ Bombando”  em 40 polos espalhados em vários bairros do município, o projeto tem objetivo de estimular atividade física e deixar a população saudável e em boa forma. “A prática de exercícios com acompanhamento profissional, oferecido pela Prefeitura, mudou a minha vida”, disse Sheila Maria Azevedo de Oliveira, 49, portadora  do mal de Parkison.

Sheila e cerca de 70 pessoas fazem parte da turma do Polo São Francisco de Assis. Eles frequentam a praça às segundas, quartas e sextas-feiras para fazer ginástica. De dois em dois meses, os alunos passam por avaliação física. Subindo na moderna balança de bioimpedância ficam sabendo sobre a análise da composição corporal, com índice de massa muscular, ossos e gordura. O tipo de alimentação, postura e o peso também são avaliados. “Estou me sentindo mais leve e com muita disposição”, disse a aposentada Inês do Nascimento, 71. A Prefeitura está de parabéns por ter proporcionado uma academia ao ar livre, com professores para população. Com o que ganho não teria nunca como bancar uma academia”, afirmou ela que vibrou ao saber, depois da avaliação, que perdeu quatro quilos e 400 gramas.

Aula noturna

A ginástica na praça começa cedinho, a partir das 6h, com treinamento funcional e atividades nos aparelhos da academia aberta de musculação. Às terças e quintas-feiras as atividades acontecem à noite, a partir das 18h, com aula de zumba, basquete, pingue-pongue, jogos populares, recreação e treinamento funcional. “Temos muitos idosos que nos procuram para iniciar atividade por recomendação médica. Mas os jovens também têm aderido às atividades, que são gratuitas e com acompanhamento de professores. A maioria não tem como pagar academia”, ressaltou o coordenador do núcleo, professor, Marcelo Rodrigues Bomfim.

Adepto à prática de exercícios, o secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, destacou que o projeto Verão na Marca tem um grande cunho social. “O projeto atende às necessidades populares. O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) está de parabéns pela criação de praças bonitas e organizadas, que oferecem benefícios aos moradores dos bairros”. Na mesma “vibe” que o secretário, Sueli Rocha Pereira, 57, disse que chegou aos professores através de uma recomendação médica. “Meu cardiologista recomendou atividades. Comecei e não paro mais. Hoje me sinto bem melhor, graças a esta praça linda que o prefeito construiu, com academia para gente usar de graça.”, afirmou.

Pelc fortaleceu as atividades

O professor Maurício Fidelis, secretário Executivo de Esporte e Lazer, ressaltou que a implantação do Pelc fortaleceu a prática de esporte e lazer na cidade. Em cada polo de atividades tem seis agentes atuando, como professores de educação Física, de dança e de luta marciais, num total de 283 trabalhando diariamente. Maurício contou ainda que o projeto Verão na Marca foi criado no ano passado. “Percebemos que justamente no verão o número de frequentadores na Vila Olímpica aumenta. Para evitar a prática de exercícios sem acompanhamento de um profissional, criamos o projeto e fomos ao encontro dessas pessoas, com objetivo de orientá-las e prepará-las para atividade de forma saudável”, disse.

Além da vaidade, a maioria que procura a prática de exercícios vem de encaminhamento médico. “Muitos com depressão, excesso de peso e diabetes. Pelo menos 70 por cento conseguem seguir as orientações e alcançar seus objetivos. Outros, só pelo fato de estarem em grupo, de fazer amizades, ficam muito mais saudáveis e acabam entrando no ritmo das atividades”, assegura Maurício, ao lado do professor Rogaciano Filho. Segundo ele, só no ano passado, mais de 1.200 pessoas aderiram o Verão na Marca na Vila Olímpica. “Quem entra no projeto não perde o pique. Independente, de quem seja, estamos sempre alinhando saúde às atividades”, garante o professor Franklin Ferreira de Melo, integrante do Pelc.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news