Home / Sem categoria / Belford Roxo forma novos agentes ambientais

Belford Roxo forma novos agentes ambientais

A partir da próxima segunda-feira (29) sete novos agentes ambientais estarão atuando em 14 escolas da rede municipal de Belford Roxo, conscientizando alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da preservação do meio ambiente. O objetivo é fazer com que a garotada se transforme em multiplicadores por todo o município.  Nesta quinta-feira (25) eles foram certificados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em solenidade realizada no auditório do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Das 76 unidades escolares, 39 já estão desenvolvendo o projeto, atingindo cerca de 20 mil alunos.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, disse que os agentes fazem parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Selecionamos ex-alunos do curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Presidente Kennedy. Eles passaram por um curso de capacitação desenvolvido pela equipe técnica da Sema. Hoje eles receberam certificado e conheceram as diretoras das escolas onde irão atuar”, informou Flávio. “Cada educador vai trabalhar em duas escolas, duas vezes na semana, até o final do ano”, ressaltou Aliene Dian, coordenadora do projeto. Segundo ela, o PEA que segue pelo terceiro ano, tem a previsão de ser desenvolvido em todas as escolas da rede municipal.

Aulas lúdicas, temáticas e práticas

As aulas acontecem em oito módulos, com aulas de educação ambiental que envolvem alimentação sustentável, água, ocupação urbana, horticultura, mata atlântica, entre outros temas. A Secretaria também oferece cursos pela internet que podem ser feitos através do site www.cidadao.meioambientedigital.com. Dian explicou que o contato dos agentes com os alunos visa despertar a consciência e o interesse em cuidar do meio ambiente. Eles serão multiplicadores de todo aprendizado. Para a orientadora educacional, Teresa Cristina, que esteve representando a diretora, Tania Baroni, da Escola Municipal Professor Paris, a iniciativa é interessante. “Adoramos a iniciativa. Quanto mais integração melhor, principalmente quando o assunto é a preservação do meio ambiente”, disse.

Andréa Macedo, integrante da equipe de agentes ambientais, assegurou que está preparada para ir ao encontro com os alunos e deixá-los bem informados. “Tenho uma conscientização ambiental que recebi de meus pais e fiz questão de passar para os meus filhos, que hoje já são adultos. Agora tenho a missão de levar isso adiante. Estou muito feliz”, assegurou. “Estamos plantando uma semente para um futuro melhor, para uma cidade sustentável”, afirmou Flávio Gonçalves durante a solenidade que contou com as presenças do Secretário Especial de Articulação Política, Algacir Moulin; secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Adriano Nascimento e o ex-vereador, Jorge Soares Braga, o Jacoginho.