Home / Sem categoria / Belford Roxo encerra Semana da Enfermagem com ação social na Praça de Heliópolis

Belford Roxo encerrou nesta quinta-feira (16) as atividades da Semana de Enfermagem com a presença de profissionais e estudantes da área da saúde uma ação social na Praça de Heliópolis. Serviços gratuitos como aplicação de vacina contra a influenza, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), tenda com informações sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, hipertensão e diabetes, DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), de beleza com o grupo da Mary Kay e muito mais. A semana foi idealizada pelo Departamento de Enfermagem da Secretaria de Saúde que à tarde contou com a simulação de um acidente de trânsito, entre uma motocicleta e um carro com o objetivo de mostrar a importância da ação do profissional de enfermagem nos primeiros socorros.

A secretária executiva da Saúde, Taiza Rodrigues, responsável pelo setor de enfermagem do município, destacou as principais atividades realizada durante a semana. “A solenidade de abertura foi realizada da Câmara de Vereadores e logo depois começamos com os cursos e palestras. Os temas abordados foram: Atualização em emergências hipertensivas e lesões em órgãos alvos (cérebro, pulmão e coração); Arritmias letais e não letais e condutas; Metas e Ações para segurança do Paciente hospitalizado; Atualização em classificação e prevenção de lesões por pressão. Todos os participantes receberam certificados pelos cursos”, finalizou Taiza informando que a rede conta com aproximadamente 150 profissionais de enfermagem.

Participaram também do encerramento as equipes da Juventude, SAMU, Melhor em Casa e da Secretaria Adjunta de Epidemiologia, além dos estagiários dos cursos Mova, Invictus, FAG, NIC, Prognóstico, GPI e Uniabeu. A caminho do mercado próximo à ação, o morador do bairro de Heliópolis, Ilson da Silva, 75 anos, viu a movimentação e foi conferir o que estava acontecendo na praça. “Quando descobri que era uma ação com serviços de saúde, aproveitei para garantir minha dose da vacina contra a gripe. E o melhor, é que não doeu nadinha”, informou Ilson. O mesmo aconteceu com Claudete Souza Ferreira, 66. “Aproveitei para tomar a vacina antes de ir ao mercado”, disse.

Já a moradora do bairro Xavantes, Deuzilene dos Santos, 33, que passa pela praça todo dia por conta de seu trabalho, optou por outros serviços. “Estava em meu horário de almoço e verifiquei minha pressão e glicose. Está tudo certo comigo. Gostei muito do atendimento”, ressaltou.