Home / Sem categoria / Belford Roxo comemora Dia Internacional do Brincar

Belford Roxo comemora Dia Internacional do Brincar

A creche Municipal José Ignácio Gonçalves Ziza, em Areia Branca, recebeu nesta terça-feira, dia 28 de maio, a culminância das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Belford Roxo (SEMED), através da equipe de Educação Infantil, pelo Dia Internacional do Brincar. Entre os dias 27 e 31 de maio, as 79 escolas municipais com turmas de Educação Infantil estarão desenvolvendo ações para celebrar o brincar de forma livre como um meio que incentiva o crescimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação.

A assessora da SEMED, Suelen Soares, explica que o ato de brincar é um direito, de acordo com o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, além de ser uma alegria essencial para as crianças. “O brincar traz vantagens além da diversão. A educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência são valorizadas com essa atividade. Apesar do brincar ser uma das atividades mais importantes da infância, ela é muitas vezes negligenciada”, disse.

O Dia Internacional do Brincar é celebrado em mais de 40 países. Este ano a data aborda a diversidade cultural de povos, costumes e de corpos e almas, através do tema “O brincar que abraça a diferença”. Em Belford Roxo, as atividades seguiram no perídio da tarde, onde 90 professores e estimuladores se reuniram às 14h no polo  Cederj da cidade, e assistiram a uma palestra como forma de capacitação sobre brincadeiras na educação infantil, organizada pela Secretaria de Educação. “Brincar possibilita múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. Afinal, as primeiras interações entre crianças acontecem durante as vivências lúdicas”, concluiu a palestrante Vanessa Alves, que é professora da rede.