Home / Sem categoria / Incentivo à leitura ganha força no desfile cívico do bairro Sargento Roncalli

Incentivo à leitura ganha força no desfile cívico do bairro Sargento Roncalli

A cidade de Belford Roxo realizou nesta quarta-feira (4) o terceiro dia de desfile cívico no bairro Sargento Roncalli. Ao todo, 13 escolas e creches se apresentaram na Rua Tenente-Coronel José dos Santos Rodrigues. A Semana da Pátria é promovida pela Secretaria de Educação, que traz este ano o tema “Na infância começamos a construir, através da leitura, um novo tempo”, onde é feita uma reflexão sobre as ações, projetos e atividades que as unidades escolares desenvolvem e promovem o incentivo à leitura. Amanhã (5), a Semana da Pátria continua no Lote XV, na Estrada Manoel de Sá, a partir das 9h.

Para o secretário de Educação, Denis Macedo, é uma alegria estar prestigiando as escolas e creches em mais um dia de desfile. “O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) nos deu a missão de recuperar a educação do nosso município que veio por anos sem atenção e investimento. Mas, isso mudou. Esse ano já entregamos três creches, o número de alunos da rede cresceu muito. Belford Roxo é um dos poucos municípios que mantém a tradição dos desfiles, onde os alunos mostram o trabalho desenvolvido durante o ano das unidades”, destacou o secretário ao lado dos vereadores Armandinho Penelis e Tayano.

A primeira creche a desfilar foi a Amor à Vida, que trouxe faixas como “Só queria que o mundo nos abraçasse” seguida de crianças carregando o globo e o abraçando. A creche ainda explorou a leitura com uma cortina cheia de livros da autora Ana Maria Machado. Em seguida, a Creche Prefeita Maria Lúcia Netto dos Santos desfilou com adereços e objetivos feitos a partir de reciclagem. A Escola Municipal Tenente Mozart Pereira dos Santos trouxe em destaque no esporte os Jogos da Baixada e o time Gogó da Ema. “Primeira vez que desfilei. Ensaiamos muito e não deixamos de sorrir um instante”, disse a pequena Ana Júlia, de nove anos, que desfilou pela escola acompanhada da mãe, Erica Nilce, 46. “Acompanhei minha filha do início ao final do desfile”, acrescentou Erica.

Inclusão

A quarta escola a entrar na avenida foi a Paulo Freire que explorou a fundo a inclusão com faixas do tipo “A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. O Ciep Municipalizado Constantino Reis lembrou a Semana da Pessoa com Deficiência, que aconteceu em agosto, destacando ainda o polo de surdos e de deficiência visual. A unidade ainda trouxe uma espécie de letreiro com as letras SEMED (Secretaria Municipal de Educação), seguidos de quadros com fotos dos integrantes do setor, do prefeito Waguinho e da deputada, Daniela do Waguinho. A sexta escola foi a Deputado Oswaldo Lima e depois a José Pinto Teixeira que trouxe os pequenos Yuri Pereira e Ketlen dos Santos vestidos de mini prefeito e mulher maravilha.

O Ciep Municipalizado Grande Othelo trouxe a maquete de sua unidade e ainda homenageou o Gogó da Ema com uma taça similar a que o time ganhou na Taça das Favelas. As escolas Pedro Antônio e Júlio César de Andrade Gonçalves entraram ao som da Banda Marcial do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, de São João de Meriti. Depois desfilou o Colégio Cristão Baluarte coma a banda da própria escola. A penúltima escola foi o Colégio São José com a banda marcial comandada pelo maestro Saturnino, que tocou diversas músicas. E por fim, o Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, com a apresentação da banda CETOP comandada pelos maestros Jorginho e Pedrão, com muita música e dança.

A pequena Isabella Victória, 10, desfilou pela segunda vez pelo Ciep Constantino Reis e Luiza Borrigual, 3, pela Creche Municipal Amor à Vida. As meninas trouxeram para assistir a alegria delas na avenida, seus pais, Jéssica Fernanda e Patrick Fiais, ambos de 27 anos. “O desfile foi melhor que o ano anterior. A organização ficou muito boa. Foi muito emocionante assistir minhas filhas. Elas estavam bastante ansiosas e animadas”, disse Jéssica.