Home / Sem categoria / EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO APLICA SIMULADO PARA MAIS DE 10 MIL ALUNOS DA REDE

EDUCAÇÃO DE BELFORD ROXO APLICA SIMULADO PARA MAIS DE 10 MIL ALUNOS DA REDE

Com o objetivo de melhorar a colocação da cidade de Belford Roxo no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a Secretaria de Educação aplicou em 57 escolas municipais um simulado com duração de duas horas para a avaliação Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que acontece em outubro deste ano, onde a média de desempenho, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no censo escolar, compõem o IDEB. Cerca de 4.325 alunos do quinto ano e dois mil do nono ano realizaram a prova, além de 4.250 estudantes do segundo ano de escolaridade que passam a fazer também a avaliação. O simulado foi elaborado por professores que integram a equipe técnica da Secretaria de Educação.  

Uma das 57 escolas que realizaram o simulado foi o Ciep Municipalizado Constantino Reis, que aplicou a prova para alunos do segundo e quinto ano. O diretor da unidade, Fábio Rocha, destacou a importância desse simulado para a preparação dos alunos. “Assim o município pode mostrar o trabalho que vem realizando na educação. O simulado também vai identificar as dificuldades dos alunos que serão trabalhadas com o professor. Tenho certeza que virão bons resultados”, afirmou Fábio. O professor do quinto ano, Daniel Magalhães, está na rede há cinco anos e já aplicou a prova para outras turmas. “Com o simulado, o aluno consegue ter uma base e noção de como será o Saeb. Trabalhamos ao longo do ano com esse tipo de avaliação para prepará-los”, destacou Daniel. 

A professora Luzinete Feu da Silva, que tem 25 anos na rede, está à frente do segundo ano do Ciep Constantino Reis. Para ela, a alfabetização é um processo que a pessoa vai aprimorando e essa prova segue na mesma linha. “Esse simulado aprimora os alunos para a vida e para as demais provas, concursos e outras grandes avaliações”, concluiu. Outra escola que também realizou o simulado unificado foi a Escola Municipal Manoel Gomes. A orientadora pedagógica da unidade, Carla Indiara Pereira, explicou que o simulado serve de alerta. “Precisamos que mais alunos se conscientizem, participem e deixem pra trás o descaso com a prova. O simulado atua também como estímulo aos alunos e os colocam em contato com esse tipo de avaliação. Desejo sucesso aos alunos nessa etapa decisiva de preparação e que possam pôr em prática os conteúdos trabalhados, não só neste ano letivo, mas ao longo do ensino fundamental”, finalizou Carla.  

Saeb

O Saeb é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. As provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano e as de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o 9º ano já usarão matrizes alinhadas às Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação dessas provas, entretanto, não será para todas as escolas, apenas para as sorteadas para participar da aplicação amostral.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news