Home / Sem categoria / Escola Sebastião Herculano de Matos homenageia culturas negra e indígena

Escola Sebastião Herculano de Matos homenageia culturas negra e indígena

A Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, no bairro Areia Branca, realizou nesta semana  a Feira Integrada Culturarte Afro e Indígena, que abordou, entre outros temas, a cultura negra, homenageando negros que se destacaram como o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e o escritor Machado de Assis. O inspetor de disciplina, Márcio Rufino, foi escolhido personalidade negra pelos alunos e professores da escola.

O secretário de Educação de Belford Roxo, Denis Macedo, enfatizou que as unidades têm autonomia para elaborar os projetos pedagógicos. “A feira integrada movimentou a escola, pois os alunos aderiram à proposta. Educação se faz com a participação de todos”, concluiu Macedo.

A Feira teve diversas atrações para os alunos, como batalha do passinho, desfile afro para a escolha da negra mais bonita e recital de poesias. A diretora da unidade, Eliete de Azevedo Pinto, destacou que os alunos se empenharam na confecção dos trabalhos. “Todos os anos temos a feira literária. Desta vez, fizemos com o segundo segmento (6º ao 9º ano) abordando africanidade pela manhã. À tarde, os estudantes do 1º ao 5º ano ficaram com a literatura”, resumiu Eliete Azevedo, ao lado da vice-diretora Michele Calazans.

A quadra da escola foi o palco das apresentações. Cartazes espalhados destacavam as culturas negra e indígena. Alunas se vestiram com trajes que lembravam a África. Uma das atrações foi a batalha do passinho, que contagiou os alunos.

Personalidade negra da escola, o inspetor Márcio Rufino também é poeta e tem dois livros publicados (“Doces Versos da Paixão” e “Emaranhados”). Em setembro, ele participou de um slam (campeonato de poesia falada, sem adereços ou acompanhamento musical) no Rock in Rio. “É muito bom ter esse reconhecimento e fico feliz com a homenagem. Aconselho sempre que os alunos prestem atenção nas aulas e se empenhem, pois a educação e a arte salvam”, finalizou.

O concurso para escolher a estudante negra mais bonita da escola contou com nove concorrentes. A vencedora foi Victória dos Santos, 16 anos, do 9º ano. Bicampeã (ela faturou o título no ano passado também), a aluna agradeceu o apoio da família e dos amigos, que não pararam de gritar para incentivá-la durante o desfile.  “Fico feliz em vencer o concurso, pois essas pessoas que estão aqui são especiais para mim. Só lamento que o racismo ainda exista. Eu fui vítima algumas vezes, mas não me abato e sigo em frente”, finalizou a estudante, que pretende seguir carreira como psicóloga.

Outras escolas

A temática afro-Indígena, desenvolvida durante o ano todo nas unidades, também foi debatida nas Escolas Municipais Yolanda Costa dos Santos, São Bento (EJA), Nossa Senhora de Fátima (EJA), Olívia Valianga, Alejandro Nuñez (EJA), Waldemiro José Pereira e Walter Borghi. Na sexta-feira (22-11) será a vez das escolas municipais Mariano dos Passos, Maria da Paz- Projeto Zumbirarte e São Francisco.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news