Home / Sem categoria / Assistência Social de Belford Roxo promove curso de Noções Básicas do SUAS

Assistência Social de Belford Roxo promove curso de Noções Básicas do SUAS

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Belford Roxo promoveu nesta quinta-feira (26/11) o “Curso de Noções Básicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O evento aconteceu no Estação Cidadania, no bairro Piam, sendo destinado aos profissionais que atuam nos programas e na Coordenadoria de Saúde Mental no município. A capacitação teve por objetivos proporcionar novos conhecimentos relacionados à organização, legislação e funcionamento do sistema dentro da sociedade. Esclarecendo questões como o que é o SUAS, sua importância na sociedade civil e quais as políticas estão acontecendo em favor da assistência social na cidade.

“Nesse encontro é fundamental trazermos a troca da informação do que a saúde mental fornece para o nosso município. A importância da saúde mental junto com a assistência social. É necessário que a assistência social e a saúde mental caminhem juntas. Elas são parceiras nos nossos equipamentos, como também para os usuários que chegam para serem atendidos. Então precisamos ter um objetivo construído, e pra isso precisamos de técnicos capacitados, para poder estarem fornecendo às informações para que os usuários sejam atendidos da melhor forma”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Brenda Carneiro.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

“Um curso como este traz a troca de experiências e a troca de serviços. Nós entendemos que com essa atividade, quem ganha não é somente os técnicos, mas principalmente os munícipes. Os técnicos terão a oportunidade de ter as informações onde os serviços estão concentrados, podendo fazer um encaminhamento mais direcionado, mas fundamentado. Isso vai facilitar a vida da nossa população. É fundamental essa parceria entre a Assistência Social e a saúde mental” afirmou o coordenador municipal do Caps, Paulo Patrocínio.

No SUAS também há a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma integrada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. O SUAS também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social (CNEAS) e concedendo certificação a entidades beneficentes.

Participaram ainda do curso, a secretária municipal executiva de Assistência Social, Carla Fernandes, além de profissionais da saúde mental do município, como assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagens, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e o apoio técnico nas unidades.