Home / Sem categoria / Projeto Limpa Rio começa a dragar Canal Maxambomba em Belford Roxo

Projeto Limpa Rio começa a dragar Canal Maxambomba em Belford Roxo

O ano de 2021 já começou com bastante trabalho na cidade de Belford Roxo. O Canal Maxambomba, no bairro Areia Branca recebeu nesta segunda-feira (04/01), máquinas para realizar a limpeza do local. O projeto Limpa Rio é uma parceria com o Governo do Estado, que atendeu a uma solicitação do deputado estadual Márcio Canella e da deputada federal Daniela do Waguinho.

O maquinário é composto por duas escavadeiras hidráulicas e quatro caminhões. O projeto já atendeu o Canal do Outeiro nos bairros Jardim do Ipê e Roseiral, e ainda o Canal de Nova Aurora/Vila Maia e o Rio Botas no bairro Vila São Luiz.

O prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, destacou que o trabalho em prol da população vai continuar por mais quatro anos. “O povo estava esquecido há décadas. Com o nosso governo realizamos obras de saneamento e infraestrutura. Agora, já começamos o ano colocando a mão na massa e limpando os rios e canais”, disse Waguinho. “Ano passado nos foi cedido um maquinário específico para a limpeza e desassoreamento dos canais e rios através de um pedido”, enfatizou Canella. “Não irei medir esforços para direcionar recursos para Belford Roxo e garantir melhorias à população. Com o período de chuvas, esse serviço vai amenizar o problema com enchentes”, acrescentou a deputada federal Daniela do Waguinho.

Para o subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Flávio Gonçalves, quem ganha com essa parceria é a população. “Com a limpeza, a água passa a fluir melhor. Esse é um problema crônico que será minimizado. A ideia é fazer o trabalho de base nos afluentes e leitos”, explicou Flávio.

Morador há mais de 45 anos de Heliópolis, o aposentado Renildo Galvão, 57, agradeceu ao prefeito Waguinho, seu vice Marcelo Canella e aos deputados Márcio Canella e Daniela do Waguinho pelas melhorias na cidade. “Os problemas com enchentes são recorrentes, mas com a dragagem será minimizado. É algo necessário”, disse Renildo.

Paulo Henrique, 46, que mora há 40 anos próximo ao Canal do Outeiro, bairro Roseiral, está otimista com o resultado da limpeza do canal. “É terrível quando transborda e invade as casas. Mas agora tenho certeza que vai melhorar. Estávamos esperando essa obra há anos. Foram muitas promessas”, acentuou Paulo.