Home / Sem categoria / Belford Roxo debate prevenção da gravidez na adolescência

Belford Roxo debate prevenção da gravidez na adolescência

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), convocou uma reunião intersetorial para discutir as ações para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (1 a 8 de fevereiro). Secretários e técnicos de outros setores tiveram a oportunidade de sugerir e opinar sobre possíveis ações. A primeira dama do município e deputada federal Daniela do Waguinho foi convidada para o bate-papo. 

 A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta para a América Latina, com 400 mil casos por ano. Dados do Ministério de Saúde mostram que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idades entre 15 e 19 anos. A lei que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi sancionada em 2019. Belford Roxo acredita na importância de falar sobre o tema e criar mecanismos para informar, sensibilizar e fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, num processo que envolva a família e também o médico pediatra.

 A partir desses dados, a responsável pelo programa, Cristhiane Borges, destacou que a reunião foi pensada para alinhamentos de ações. “Quando falamos em gravidez na adolescência, pensamos logo em planejamento reprodutivo. Acredito nele como uma ferramenta de transformação. Por isso, estamos com a ideia de fazer um trabalho intersetorial de conscientização e informação”, explicou. 

Trabalho intersetorial 

A primeira dama e deputada federal Daniela do Waguinho é também mediadora e apoiadora da campanha. De acordo com Daniela, essa faixa etária tem que ter uma atenção específica. “Desde 2017 quando fui secretária municipal  de Assistência Social e Cidadania entendi a importância do trabalho intersetorial para que o trabalho alcance o maior número de pessoas. E mesmo sendo uma campanha, as ações devem ser permanentes. Já adianto que fiquei chocada com um dos fatores para a gravidez na adolescência ser a desinformação na era da tecnologia. Precisamos nos mobilizar e através do projeto ajudar essas meninas”, destacou. 

O público alvo são os adolescentes de 10 a 19 anos da rede municipal de ensino, guarda mirim, CAI – Baixada (Degase), gestantes atendidas nas unidades de saúde, acompanhados pelos Caps, referenciados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), que estejam cumprindo medidas socioeducativas, que participam de projetos na Casa da Cultura e na Vila Olímpica. O objetivo é divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, promover e proteger a saúde das adolescentes visando a redução da gravidez não intencional e incentivar a discussão sobre o novo artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

 Participaram da reunião representantes das Secretarias de Saúde, de Segurança Pública, de Esporte e Lazer, de Assistência Social, Cidadania e Mulher, de Comunicação Social, de Cultura, de Educação e integrantes do Grupo Hospitalar Fluminense.

Veja também

2ª edição do Moto Rock em Belford Roxo arrecada doações para ajudar atingidos por chuvas no RS

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news