Home / Sem categoria / ‘Onda amarela’ invade Belford Roxo na luta contra a endometriose

‘Onda amarela’ invade Belford Roxo na luta contra a endometriose

A cidade de Belford Roxo realizou na última segunda-feira (15-03), a 1ª Endocaminhada do Estado do Rio de Janeiro. A caminhada, promovida pela Prefeitura, foi em conscientização dos males causados pela endometriose, doença que acomete cerca de 10 milhões de mulheres no país. Em Belford Roxo são cerca de cinco mil. O evento, que começou na Praça Getúlio Vargas, no Centro e teve seu encerramento na Praça de Areia Branca, reuniu milhares de pessoas com faixas e camisas amarelas para dar visibilidade à causa. A primeira dama e deputada federal Daniela do Waguinho foi convidada a participar do evento.

No dia 16 de fevereiro o prefeito de Belford Roxo Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, sancionou a lei 1.625, de autoria da vereadora Tatiane Ervite que torna a nível municipal o mês de março de conscientização e enfrentamento à endometriose. Com o mesmo propósito, a primeira dama e deputada federal Daniela do Waguinho é autora do projeto de lei que cria o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose (13 de março). “São muitas mulheres que sofrem com a doença e a cidade faz um trabalho sério nesse tratamento. Meu sentimento é de alegria em contribuir principalmente para a saúde da mulher. Qualquer sinal dos sintomas procurem uma unidade de saúde”, explicou Daniela, ao lado da vice-prefeita de Queimados, Maíses Justo,  da médica especialista em endometriose, Fernanda Monnerat, da diretora geral da Escola de Gestão Penitenciária, Gleice Renata e da comandante do 39º BPM (Belford Roxo), tenente-coronel Daniele Neder

 A deputada ainda agradeceu o convite da prefeitura para participar do evento. “A informação é o melhor remédio. E esse trabalho é de prevenção válido também para os homens que têm mulheres em sua vida e que são sensíveis À causa”, acrescentou a deputada, ao lado do vice-prefeito Marcelo Canella que agradeceu a presença de todos na caminhada. “Eu vi hoje nesse evento não somente a força da mulher, mas de todos juntos na luta contra a endometriose”, resumiu Marcelo. 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Brenda Carneiro, destacou os eventos que estão acontecendo na cidade de maneira intersetorial. “O mês de março é da mulher. Além do Dia da Mulher, estamos juntas no enfretamento à endometriose levando informação através de ações”, informou Brenda. “Muitas mulheres não têm conhecimento da doença e precisam de apoio. Eventos como esse chamam a atenção para um novo olhar a endometriose”, complementou a subsecretária da Mulher, Cristiane Guedes. 

Hospital da Mulher

 Segundo a secretária especial de Atendimento à Saúde da Mulher, Priscila Musser, em média 360 mulheres fazem tratamento contínuo na Clínica da Mulher. “Temos uma equipe multidisciplinar com especialistas e todos os exames para compor esse tratamento”, garantiu Priscila. 

 Já o secretário de Saúde, Christian Vieira, destacou a construção do Hospital da Mulher. “Será totalmente voltado para a saúde delas com uma ala especial ao tratamento da endometriose”, explicou o secretário. O presidente institucional do Grupo Hospitalar Fluminense, Leandro Santoro, firmou parceria com o município na saúde da mulher. “Em nossa unidade temos um espaço de acolhimento a essa mulher. Estamos juntos nessa luta no enfrentamento da endometriose”, finalizou. 

 As amigas Elisângela Soares, Márcia Lúcia e Maria Jaqueline estavam equipadas com camisa e garrafinha para a caminhada. Elas acompanharam até o final. “É de extrema importância a caminhada. Foi uma ideia excelente pois com certeza levou informações para a população. Muitas mulheres não sabem que têm endometriose e essa caminhada junto com as palestras estão sendo de grande valia”, disse Elisângela. “A informação vai chegar para as pessoas carentes que não têm muito acesso. Estamos direcionando. Esse é o mês da mulher, mas na verdade, todos os dias são nossos”, acrescentou Márcia.

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamou a atenção de alguns municípios pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 7 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news