Home / Sem categoria / Alunos da Universidade Rural visitam Belford Roxo

Alunos da Universidade Rural visitam Belford Roxo

A cidade de Belford Roxo está recebendo a visita técnica dos alunos do 5º período do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para fazer um levantamento dos equipamentos e espaços de lazer, turismo, meio ambiente e cultura.  Os estudantes visitaram a Casa da Cultura, Vila Olímpica, Campo do Hinterlândia, Praça de São Vicente e a quadra da escola de samba Inocentes de Belford Roxo. Já nesta sexta-feira (18-03), as informações foram do pórtico da cidade, Bica da Mulata, Fazenda do Brejo, e muitos outros locais. 

 A professora e doutora da UFRRJ Isabela de Fátima Fogaça explicou que o grupo faz parte do laboratório e observatório de lazer e turismo da Baixada Verde composta por 10 municípios. “Essas visitas começaram em 2017 a partir do Plano Estratégico de Turismo da Região onde uma de suas ofertas é fazer o inventário turístico. Depois de um grande levantamento de dados de diversos espaços fazemos um diagnóstico e estudo sobre as potencialidades e deficiências para o município. Isso possibilita que a gente trace indicadores que vão contribuir com o poder público. São mais de 400 tipos de itens na pesquisa”, informou Isabela. 

 Para acompanhar as visitas e passar algumas das informações, o secretário de Cultura, Bruno Nunes, esteve presente nos pontos escolhidos. “Sabemos que o turismo pode trazer desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Esse estudo vai apontar indicadores para que o governo tenha um planejamento de atuação em alguns desses pontos visitados. Quando o prefeito Waguinho criou a pasta de Turismo foi para complementar e atuar nessa linha. Sairemos de coadjuvante para virar protagonista na área de turismo no Estado do Rio de Janeiro”, garantiu Bruno. 

Características positivas

Duas das alunas que estavam com o grupo são moradoras de Belford Roxo.  Luana Soares Ferreira, 22 anos, destacou o quão interessante é vivenciar esse tipo de estudo em sua cidade. “Foi uma das últimas cidades a serem integradas ao Baixada Verde e ter a chance de apresentar os potenciais daqui é muito bom. Muitas pessoas ainda não veem Belford Roxo com bons olhos e estamos aqui para mudar isso. Tenho percebido características positivas e tem muitos bairros com atrativos que podem ser explorados”, afirmou Luana. 

 Maria Carolina Barroso, 23, concorda com a colega e ainda acrescentou que é uma oportunidade incrível para a cidade mostrar seus atrativos ao projeto. “São vários alimentos culturais que podem ser aproveitados para o turismo. Faremos um planejamento e dar ideias de como o município pode melhorar nesses locais como: Vila Olímpica, Casa da Cultura, Fazenda do Brejo e a Bayer. Vamos analisar o conjunto e com a equipe pensar nas melhores formas de potencializar os recursos que temos”, explicou Maria Carolina.–

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamou a atenção de alguns municípios pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news