Home / Sem categoria / Caravana da Ciência recebe a visita de 600 alunos da rede

Caravana da Ciência recebe a visita de 600 alunos da rede

A Caravana da Ciência estacionou em Belford Roxo nesta terça-feira (22-03). O programa é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vinculada a Fundação Cecierj (que gere o projeto), que em parceria com a prefeitura municipal, através da Guarda Mirim e das Secretarias de Educação, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Ciência e Tecnologia esteve no bairro São Bernardo com um circuito com experimentos científicos interativos disponíveis para os cerca de 600 alunos da rede que passaram por lá do projeto Guarda Mirim e das Escolas Municipais Manoel Gomes, Deputado Oswaldo Lima, Ciep Municipalizado Constantino Reis e Ciep General Ladário Pereira Telles. 

 O programa Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante que aproxima a tecnologia dos alunos de maneira prática. De acordo com o coordenador do projeto Guarda Mirim, Thiago Magalhães da Silva, o programa veio para promover e incentivar a importância da ciência no cotidiano. “Assim vão poder entender que o que aprendem na sala de aula tem um efeito prático no dia a dia e é uma forma de se dedicarem a importância da ciência e novas tecnologias nos dias de hoje”, resumiu Thiago ao lado do também coordenador do projeto Egídio Soares, do instrutor Manoel Max da Costa e da diretora do polo Cederj, Deiseli Costa Coutinho.  

Experiência positiva

 Bruno Henrique de Oliveira entrou para a coordenação do programa este ano, mas é mediador desde 2011. Ele explicou que a caravana surgiu em 2007 e já atendeu em média 700 mil pessoas em 64 municípios do Estado. “Esse programa é essencial, pois o que queremos é o brilho das crianças e das pessoas quando aproximamos algum conhecimento científico delas. Nosso objetivo é levar ciência de qualidade, divulgar e popularizar essa ciência levando esses conceitos que podem ser muito distantes da população”, explicou Bruno que também é biólogo, professor de ciências, tradutor em alemão especializado em botânica com plantas e insetos.  

Depois de passar por todas as estações da caravana, Estefhani Baptista, 16 anos, da Escola Municipal Manoel Gomes saiu da carreta com um conceito positivo da experiência. “Foi muito legal e pude dar conta de que não sabíamos muito sobre ciência e tem muita coisa ainda para aprender apesar de ter a disciplina na escola. Essa foi uma maneira prática e mais dinâmica de aprender onde saímos da sala de aula e ver coisas e maneiras diferentes que ajudam no desenvolvimento”, disse a menina. Aluno do projeto Guarda Mirim e do Ciep Galileu Galilei, André Benício, 14, agradeceu pela experiência. “Fiz várias coisas lá dentro e vi o quanto a ciência evoluiu durante esses anos. Eu mesmo não sabia que era possível gerar energia pedalando uma bicicleta. Daqui a pouco com a energia cara vamos ter que colocar o que vimos hoje em prática”, concluiu André.

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamou a atenção de alguns municípios pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news