Home / Sem categoria / Programa da Prefeitura atende pessoas em situação de rua

Programa da Prefeitura atende pessoas em situação de rua

O Programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Belford Roxo, esteve nesta quinta-feira (07-04) fazendo atendimento em uma praça na esquina da Avenida Joaquim da Costa Lima com a Rua Floripes Rocha, Centro.  Uma equipe multidisciplinar atendeu aos moradores em situação de rua como corte de cabelo, vacina antitetânica e aferição de pressão arterial e glicose.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou que o Programa Consultório na Rua é fundamental para atender quem necessita dos serviços. “A pessoa em situação de rua muitas vezes é esquecida, mas nós como poder público temos a obrigação também de zelar por ela e a reinserirmos na sociedade”, concluiu o secretário.

                A coordenadora do Programa Consultório na Rua, Eliane Silva, destacou que o programa atende pessoas em situação de rua, oferecendo saúde básica para os usuários, dando oportunidade para que eles mudem o quadro em que vivem. “Temos uma equipe multidisciplinar com enfermeira, técnico de enfermagem, psicólogo e assistente social para cuidar dessas pessoas, que muitas vezes são invisíveis para grande parte da sociedade. Nosso objetivo é trabalhar para mudar essa situação”, destacou Elaine Silva.

Atendimentos

                Psicóloga do Programa Consultório na Rua, Fabiana Alvenaz, enfatizou que o trabalho de acolhimento social é fundamental. Ela frisou que há também atendimento clínico com consultas marcadas previamente pela assistente social, de acordo com a necessidade de cada um. “É necessário entendermos e compreendermos a demanda de cada um para sabermos se precisa de atendimento clínico, psicológico ou uma reaproximação com a família. A população em situação de rua tem característica própria e sofre preconceito. Mostramos a essas pessoas que elas também fazem parte da sociedade”, arrematou. “Muitas vezes os moradores em situação de rua sofrem de doenças como tuberculose, doença de pele e problemas respiratórios. A enfermagem trabalha com os cuidados, enquanto o médico atua na cura da doença”, completou a enfermeira do Programa Consultório na Rua, Elaine Costa.

                Carlos Roberto da Silva, 63 anos, já foi garçom e aproveitou o Consultório na Rua para cortar o cabelo. Ele estava ansioso, pois aguarda o recebimento de uma prótese dentária. “Não tinha renda e por aqui consegui o benefício do Bolsa Família (agora denominado Auxílio Brasil). Estou aguardando a concessão da minha aposentadoria”, finalizou Carlos Roberto.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news