Home / Sem categoria / Secretaria de Saúde faz mutirão em Heliópolis e Xavantes para combater a dengue e outras doenças

Secretaria de Saúde faz mutirão em Heliópolis e Xavantes para combater a dengue e outras doenças

Devido às fortes chuvas que atingiram Belford Roxo, o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (12-04) um mutirão nos bairros de Heliópolis e Xavantes com os Agentes de Combate às Endemias (ACE). A ação foi pensada como um bloqueio do mosquito Aedes Aegypti e os vários focos, sendo consequência do acontecido. Além disso, os agentes distribuíram panfletos sobre a leptospirose, vindos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e distribuição de hipoclorito de sódio para o tratamento da água potável e limpeza das casas. 

 De acordo com o subsecretário de Saúde, Brayan Lima, são mais de 200 agentes nas ruas realizando esse trabalho que vai continuar nos bairros Heliópolis, Xavantes, São Francisco, Recantus, Babi e Itaipu durante a semana. “Essa ação de conscientização com relação às doenças que se acentuam após o período de enchentes é fundamental. Estamos atentos a tal situação e não vamos descansar, pois se trata de saúde pública e vidas”, afirmou Brayan. 

Moradora aprova

 O entomologista, responsável pelo Laboratório de Entomologia, Wagner Nogueira, coordenou a equipe de Heliópolis e o diretor de Controle de Vetores, Mauro Sérgio, ficou responsável pelo Xavantes. “O objetivo da ação é em resposta dentro do vigidesastres (é um programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde)., uma vez que depois de acontecimentos com as chuvas o primeiro momento é com a Defesa Civil, depois o pessoal da limpeza e entramos no terceiro momento com ações de saúde. É um bate-papo com a população para falar sobre as doenças que podem ser desenvolvidas, como usar o hipoclorito, os animais que vêm com as chuvas e a contaminação da água. Então o trabalho é de orientar, fazer a prevenção e o enfrentamento das arboviroses”, explicou Wagner. 

Moradora de Heliópolis, Patrícia do Nascimento Araújo, 44 anos, aprovou a ação. “Eles vieram em minha casa desde o primeiro dia pós enchentes para passar orientações de como lavar utensílios, descartar o que não pode ser utilizado, a água contaminada e outras coisas. Tem pessoas que ainda não tem consciência da gravidade das doenças que se agravam com essa tragédia, por isso o trabalho é necessário. E até antes do acontecido eles sempre fazem o trabalho de prevenção de casa em casa”, disse Patrícia.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 7 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news