Home / Sem categoria / Funbel oferece curso de capacitação sobre Transtorno de Espectro Autista

Funbel oferece curso de capacitação sobre Transtorno de Espectro Autista

Apesar da maioria dos profissionais afirmarem ter tido contato com autistas, ainda é elevado o número de profissionais sobre o desconhecimento da definição e características do transtorno do espectro autista – TEA. O despreparo e insegurança destes em relação ao trabalho com autista, indica a necessidade de uma capacitação para os profissionais que têm contato com autistas, principalmente na fase infantil. Com intuito de diminuir esse número, a Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel), através do Projeto NAFA (Núcleo de Acolhimento à Família do Autista) irá oferecer o curso de capacitação pedagógica no cuidado com a pessoa autista. As inscrições podem ser feitas na segunda-feira (11-06), de 8h ao meio-dia, na Funbel.

Dentre os temas abordados no curso estarão: o conceito e características típicas do TEA; a prevalência do TEA na população; escalas de rastreamento de sinais de TEA; transtornos psicológicos e neurológicos da Infância e fase adulta; a aprendizagem e o afeto nas fases do desenvolvimento; o impacto do autismo nas atividades de vida diária.

Pesquisadores defendem que a precocidade do diagnóstico e da intervenção geram ganhos significativos e duradouros no desenvolvimento do indivíduo com TEA. Ou seja, o atraso no diagnóstico pode agravar os déficits no desenvolvimento provocado pelo autismo, agregando ainda mais sofrimento à criança e à família

Público-alvo

Para a presidente da Funbel, Clarice Santos, esta capacitação irá colaborar muito para a inclusão do autista seja no convívio social, educacional ou afetivo. “Saber como e quando interagir adequadamente, é fundamental para estimulá-los, pois essa simples interação representa benefícios em vários sentidos. Quanto mais estimulação, maior será a evolução do autista”, comentou a Presidente explicando que o objetivo do curso será o de capacitar pais, mães, responsáveis e profissionais de áreas afins a cuidarem da pessoa autista de forma assertiva visando a saúde e bem-estar da mesma.

O público alvo serão todos aqueles que sentem a necessidade de conhecer o TEA e que convivem com autistas como profissionais (professores, mediadores, cuidadores da pessoa autista, graduandos, etc) e responsáveis (pais, avós, irmãos, tios ou parentes próximos do autista).

O curso será ministrado durante três meses no turno da manhã, sendo uma aula na semana com 4h de duração. Haverá certificação para os concluintes no final. Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos. Os documentos necessários são: RG, CPF e Comprovante de residência.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas na sede da Funbel, que fica na Rua Adélia Sarruf, 39, Areia Branca.