Home / Sem categoria / Festa julina do Capsi ajuda na inclusão social

Festa julina do Capsi ajuda na inclusão social

Para não deixar passar em branco as festividades do mês de julho e promover a interação social ao mesmo tempo, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (07-07), o Arraiápsi com muita música e comida típica, pescaria, jogo das argolas, bola na lata, corrida de saco e de ovo. Passaram pela festa mais de 150 crianças e familiares.

De acordo com a secretária municipal executiva de Políticas de Saúde Mental, Cláudia Polycarpo, o evento faz parte do projeto terapêutico das crianças. “O objetivo é a interação social das delas, e de forma lúdica apresentamos e os incluímos com respeito e ética nesse movimento sociocultural importante”, explicou Cláudia.

A diretora técnica do Capsi, Kátia Rosa, ainda acrescentou que esses eventos acontecem sempre e pegaram o gancho julino para o tema. “Através deles promovemos a inclusão. É a sociedade entrando na vida deles e ao mesmo tempo é mais autonomia e empoderamento para que eles entrem na temática”, concluiu.

Nathan Eduardo, de 7 anos, frequenta o Capsi desde os três anos de idade quando foi encaminhado pela escola, lugar onde foi descoberto que o menino é autista. A mãe Renata Almeida, 41, contou que quando ele começou o tratamento tinha problema em desenvolver a fala e depois de seis meses começou a desenrolar. “Ele gosta muito de vir e fica todo feliz dizendo que vai brincar e ver as tias. Eventos como esse ajudam na terapia, pois meu filho gosta de brincar e dançar. Ele quando vê outra criança chorando quer logo ajudar, coisa que o incomodava antes”, disse Renata.