Home / Sem categoria / Prefeitura e sociedade civil debatem saneamento e distribuição de água em Belford Roxo

Prefeitura e sociedade civil debatem saneamento e distribuição de água em Belford Roxo

A Secretaria de Saneamento de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (11-08) uma audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de debater o atual contrato de concessão de água e esgoto – saber com mais detalhes as propostas da Águas do Rio para a cidade – e sobre as políticas públicas da Secretaria. Representantes de Secretarias, instituições e sociedade civil participaram do evento e tiveram suas dúvidas esclarecidas.

Segundo o secretário de Saneamento, Igo Menezes, o assunto debatido é um bem precioso, que é a água, a esperança das pessoas de terem água nas suas casas e esgoto tratado. “Precisamos pensar no futuro de bens que podem acabar se não forem tratados de forma correta, e o momento é agora. A Secretaria tem esse papel e missão, acompanhar esse trabalho da Águas do Rio. Hoje com a audiência, vamos fazer também a Conferência Municipal de Saneamento, eleger o Conselho de Saneamento. Uma das grandes políticas públicas de saneamento é colocar um comitê em cada bairro da cidade para dialogar diretamente com o morador, lá na ponta”, explicou Igo. 

Para o diretor superintendente da Águas do Rio, Cleyson Jacomini, é um prazer discutir sobre o assunto com a população. “Sabemos da questão histórica do abastecimento, principalmente nas cidades da Baixada. Mas a empresa está preparada para isso. Estamos elaborando planos diretores de água e esgoto onde vamos ter todo o cronograma de atuação. Mas só aqui em Belford Roxo, mais de 75 mil pessoas foram beneficiadas pelas melhorias no abastecimento.  Esse é um processo corriqueiro e dinâmico que vai acontecer ao longo dos anos, fazendo sempre os investimentos e recuperando os ativos. É um trabalho grandioso que em breve teremos um resultado para a população”, afirmou Cleyson.

O representante da Agência Reguladora de Energia e Saneamento (Agenersa), Robson Cardinelli, explicou o papel da agência na concessão. “Nosso papel, previsto até na legislação federal, é fundamental para o acompanhamento e cumprimento das metas contratuais estabelecidas. Assim como a execução dos investimentos previstos para o alcance dessas metas”, resumiu Robson. Oriundo do saneamento desde 1979, o vereador Jacoginho explicou que o secretário Igo Menezes, com a transparência e importância dada ao tema, levou para a população como se deu o processo de água e esgoto na cidade. “A audiência trouxe a agência fiscalizadora e a empresa responsável pelo serviço. Vamos ter um comitê de saneamento para acompanhar esse serviço, compreender e ajudar nas reclamações. E a população precisa estar interagindo”, ressaltou o vereador.

Veja também

Belford Roxo participa de reunião da Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Belford Roxo participou na quarta-feira (6) de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + oito =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news