Home / Sem categoria / Prefeitura e sociedade civil debatem saneamento e distribuição de água em Belford Roxo

A Secretaria de Saneamento de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (11-08) uma audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de debater o atual contrato de concessão de água e esgoto – saber com mais detalhes as propostas da Águas do Rio para a cidade – e sobre as políticas públicas da Secretaria. Representantes de Secretarias, instituições e sociedade civil participaram do evento e tiveram suas dúvidas esclarecidas.

Segundo o secretário de Saneamento, Igo Menezes, o assunto debatido é um bem precioso, que é a água, a esperança das pessoas de terem água nas suas casas e esgoto tratado. “Precisamos pensar no futuro de bens que podem acabar se não forem tratados de forma correta, e o momento é agora. A Secretaria tem esse papel e missão, acompanhar esse trabalho da Águas do Rio. Hoje com a audiência, vamos fazer também a Conferência Municipal de Saneamento, eleger o Conselho de Saneamento. Uma das grandes políticas públicas de saneamento é colocar um comitê em cada bairro da cidade para dialogar diretamente com o morador, lá na ponta”, explicou Igo.

Para o diretor superintendente da Águas do Rio, Cleyson Jacomini, é um prazer discutir sobre o assunto com a população. “Sabemos da questão histórica do abastecimento, principalmente nas cidades da Baixada. Mas a empresa está preparada para isso. Estamos elaborando planos diretores de água e esgoto onde vamos ter todo o cronograma de atuação. Mas só aqui em Belford Roxo, mais de 75 mil pessoas foram beneficiadas pelas melhorias no abastecimento.  Esse é um processo corriqueiro e dinâmico que vai acontecer ao longo dos anos, fazendo sempre os investimentos e recuperando os ativos. É um trabalho grandioso que em breve teremos um resultado para a população”, afirmou Cleyson.

O representante da Agência Reguladora de Energia e Saneamento (Agenersa), Robson Cardinelli, explicou o papel da agência na concessão. “Nosso papel, previsto até na legislação federal, é fundamental para o acompanhamento e cumprimento das metas contratuais estabelecidas. Assim como a execução dos investimentos previstos para o alcance dessas metas”, resumiu Robson. Oriundo do saneamento desde 1979, o vereador Jacoginho explicou que o secretário Igo Menezes, com a transparência e importância dada ao tema, levou para a população como se deu o processo de água e esgoto na cidade. “A audiência trouxe a agência fiscalizadora e a empresa responsável pelo serviço. Vamos ter um comitê de saneamento para acompanhar esse serviço, compreender e ajudar nas reclamações. E a população precisa estar interagindo”, ressaltou o vereador.