Home / Sem categoria / Saúde de Belford Roxo inicia Programa AbraçAR para exames de doenças respiratórias

Promovendo saúde e prevenindo doenças. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Boehringer Ingelheim, realizou nesta sexta-feira (26-04) o lançamento do Programa AbraçAR, iniciativa que visa ampliar o diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias crônicas com suporte ao paciente na cidade. O evento aconteceu na sede da Uniabeu.

Dando mais um passo importante de melhoria da assistência à saúde, foram apresentados no encontro os próximos passos do programa que inclui um grande Mutirão de Exames de Espirometria com assistência médica especializada para reduzir ou zerar a fila de pacientes com doenças respiratórias no município. O programa também tem o objetivo de melhorar a jornada dos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto.

A espirometria é um exame não invasivo, indolor e que verifica a condição pulmonar do paciente, o aparelho utilizado é chamado de espirômetro que fornece dados precisos nos testes de função pulmonar.

Acesso a procedimentos

A primeira-dama e deputada-federal Daniela do Waguinho esteve presente no evento de lançamento. “Vivemos mais um marco para consolidar a saúde da cidade como referência, garantindo mais acesso a procedimentos que salvam vidas”, ressaltou Daniela, que se reuniu recentemente junta ao prefeito Waguinho e o presidente do Fundo Municipal da Saúde, Carlos Andrade, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na missão de captar mais recursos e programas federais para Belford Roxo.

A consultora científica da Boehringer Ingelheim, Carla Sousa, e o gerente de acesso, Guilherme Oliveira, palestraram. “Precisamos unir forças porque somos responsáveis pela promoção de saúde para mudar esse cenário. A DPOC é a terceira maior causa de morte no mundo”, afirmou Carla. “Nossa parceria com a prefeitura começou em 2022 e desde então estamos ampliando os serviços e procedimentos”, complementou Guilherme.

Doenças respiratórias

O secretário de Saúde, Christian Vieira, pontuou sobre a disponibilidade do exame. “Temos a intenção de facilitar e ajudar na adesão ao tratamento de doenças respiratórias. Ter a possibilidade de ofertar esse exame em Belford Roxo é uma grande conquista para a saúde do município”, finalizou Christian.

Exame de alto nível

O presidente do Fundo Municipal da Saúde, Carlos Andrade, exaltou a iniciativa da parceria. “Estamos felizes em disponibilizar um exame de alto nível para atender à demanda do município de forma ágil e segura, graças à soma de esforços da prefeitura e a iniciativa privada”, ressaltou. “Vamos trabalhar para capacitar e oferecer mutirões de exames que serão de extrema importância para os nossos munícipes”, completou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado.

Estiveram presentes coordenadores da atenção primária, especializada, educação permanente e regulação da Saúde de Belford Roxo.