Home / Sem categoria / Tendas do outubro Rosa atendem mais de nove mil pessoas

Tendas do outubro Rosa atendem mais de nove mil pessoas

Belford Roxo encerrou nesta segunda-feira (31-10) os atendimentos nas tendas do Outubro Rosa. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, que ao longo de todo o mês realizou ações nas unidades de saúde, encontros e palestras sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero.  Para propagar a importância do autocuidado, as tendas foram posicionadas no Lote XV, Praça de São Vicente, Praça de Nova Aurora, Praça Eliaquim Batista, Praça de Heliópolis e no Bom Pastor com equipes formadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem atendendo e orientando as mulheres que passavam pelos locais. Foram atendidas 9.727 pessoas em seis pontos.

O secretário de Saúde, Christian Vieira, explicou que os locais foram estrategicamente escolhidos pensando na acessibilidade da população. “Foram pontos onde as equipes pudessem atender toda a população com serviços gratuitos. Sabemos que o dia-a-dia é corrido, por isso essas ações são de grande valia e essenciais, pois dessa maneira, estamos levando a saúde até o povo. E não será diferente no próximo mês com o novembro azul. Fazemos sempre campanhas de conscientização, mas é bom ressaltar que o cuidado deve ser de janeiro a janeiro”, afirmou Christian.

Nesse último dia de ação, a tenda situada na Praça Eliaquim Batista recebeu mais um reforço. Os profissionais do projeto Consultório de Rua marcaram presença auxiliando nos trabalhos e fazendo atendimento com o urologista e clínico geral Cláudio Errico. “Geralmente, nossas ações tem um público alvo fixo, que são as pessoas em situação de rua, e sempre atendemos em frente ao Centro POP. Mas hoje trouxemos um reforço médico que está acrescentando e muito, já que a procura está grande”, explicou a coordenadora do programa Consultório de Rua, Eliane Silva.

Bom atendimento

Depois de resolver pendências no Centro, a moradora do Roseiral, Ana Lúcia de Souza Murro, 48 anos, avistou a tenda e ficou curiosa, indo até lá para se informar. “Fui atendida pelo médico que já me encaminhou para fazer preventivo, ultrassonografia transvaginal e mamografia. Gostei muito do atendimento e achei a ideia maravilhosa. Pois dessa maneira descentraliza essa marcação de exames e atendimentos dando acesso a todos. E sempre fui bem atendida nas unidades de saúde e é muito bom contar com a saúde da cidade”, disse Ana Lúcia.

Dentre os serviços, todos oferecidos de forma gratuita, estão: aferição de pressão arterial e HTG (glicemia); atendimento médico para encaminhamento de exames como mamografia, ultrassonografia da mama e citopatológico (preventivo conhecido como Papanicolau); direcionamento para rodas de conversa sobre o tema; orientação odontológica sobre pacientes com câncer.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news