Home / Sem categoria / Deam de Belford Roxo inaugura sala de depoimento especial para mulheres

Deam de Belford Roxo inaugura sala de depoimento especial para mulheres

De olho na prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. A Delegacia de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Deam) inaugurou nesta sexta-feira (04-11) uma sala de oitivas especial. A sala conta um espaço adequado para colher depoimentos de crianças e adolescentes mulheres do município, vítimas ou testemunhas de violência.

Em um espaço dividido em dois ambientes, acolhedores e humanizados, um profissional da polícia capacitado poderá receber depoimentos necessários, de forma prática e evitando a revitimização nos casos que são gravados e enviados diretamente para a Justiça. O primeiro espaço é uma brinquedoteca e o segundo, mais reservado, é preparado para a coleta da oitiva.

Participaram da cerimônia o prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, a deputada federal e primeira-dama, Daniela do Waguinho, a diretora do Departamento-Geral Polícia de Atendimento à Mulher, Gabriela Von, a delegada titular da Deam de Belford Roxo, Ana Carla Nepomuceno, o chefe de investigação da Deam, Alexandre Ferraz, o delegado de Sapucaia, Franquis Nepomuceno, a secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher, Brenda Carneiro, a coordenadora do Ceambel, Ana Cristina de Souza Luiz, a presidente do Conselho de Mulheres do Município de Belford Roxo, Cristiane Guedes, a responsável técnica de prevenção à violência e cultura de paz de Belford Roxo, Maria Cristina Macedo, e o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Carlos Andrade, além de representantes do Conselho Tutelar.

O prefeito Waguinho agradeceu pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar pela dedicação dos envolvidos. Essa iniciativa é de alta relevância para fazer a diferença na segurança do nosso município”, ressaltou. “Confio no trabalho em conjunto das nossas instituições, vamos continuar protegendo as nossas crianças e punindo os agressores”, resumiu Waguinho.

A deputada federal e primeira-dama, Daniela do Waguinho, pontuou a importância das ações contra a violência. “Nós somos responsáveis pela segurança das crianças e adolescentes, e precisamos de todas ferramentas para resguardar e garantir os direitos deles”, destacou. “Tenho certeza que essa sala especial com toda a equipe multidisciplinar envolvida trará o apoio e acolhimento necessário”, finalizou Daniela.

Prevenção contra o crime

A diretora das 14 Deams do Estado do Rio, Gabriela Von, relatou como é determinante o trabalho contínuo em parceria. “Nossas ações são realizadas em rede, envolve muitos profissionais. Isso é uma característica quando tratamos da violência da mulher”, informou. “Na delegacia da Mulher também focamos muito na prevenção, indo às escolas, conversando e dialogando com outras secretarias. Agimos assim de forma assertiva para prevenir esse tipo de crime”, completou Gabriela, agradecendo a parceria da Prefeitura do município.

A delegada Ana Carla Neponucemo enfatizou que a sala é pensada no acolhimento da criança e adolescente, para aprimorar a forma com que os depoimentos são realizados. “Agora temos um espaço apropriado e algumas barreiras foram derrubadas com essa sala especial”, resumiu. “O atendimento será humanizado, evitando constrangimentos e preservando a integridade emocional das vítimas”, completou Fabrícia Rodrigues, policial responsável pelas oitivas e que recebeu treinamento especializado.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news