Home / Sem categoria / Saúde de Belford Roxo inicia ações da campanha “Dezembro Vermelho”

Saúde de Belford Roxo inicia ações da campanha “Dezembro Vermelho”

 A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através da Secretaria Executiva de Epidemiologia, deu início na quinta-feira (01-12) as atividades preventivas, de orientações e de diagnóstico do HIV no Dia Mundial de Combate à Aids.

                O dia começou com um evento no Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (Cace) Bennis Pereira de Freitas, em Santa Maria, mobilizando os munícipes com palestra, orientações, entrega de preservativos e conscientização da importância do teste. A palestra foi realizada pelo médico infectologista José Carlos Pontes, que abordou os cuidados na prevenção contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

                Estiveram presentes a diretora da unidade do Cace, Helena Maria da Silva Cruz, o assessor municipal de Vigilância Epidemiológica, Ricardo Lopes, o diretor da Policlínicas, Admilson Figueiredo e a diretora de Atenção Básica, Lígia Magda.

                À tarde, a equipe de Vigilância Epidemiológica esteve presente com uma tenda para repassar informações e distribuir preservativos para quem passava na Praça Eliaquim Batista, no Centro de Belford Roxo.

                O secretário de Saúde, Christian Vieira, destacou a importância da campanha. “Mobilizamos equipes que estão promovendo atividades pelo município, com palestras, testes rápidos e outros serviços de conscientização”, explicou. “É essencial entender que a principal forma de deter as infecções é usando os métodos preservativos e realizando o diagnóstico precoce”, concluiu o secretário.

Doze unidades

                O assessor municipal de Vigilância Epidemiológica, Ricardo Lopes, pontuou sobre o monitoramento no município. “Temos doze unidades em Belford Roxo que atuam no combate e prevenção do HIV/Aids, e a conscientização precisa ser reforçada sempre”, contou. “Estamos realizando essas ações para mostrar que não há espaço para preconceito e marginalização. O tratamento atual da doença é muito efetivo e salva vidas, porém precisamos agir na redução e prevenção da transmissão”, finalizou Ricardo.

                A advogada de 50 anos, Vera Lúcia Zeferino, visitou a tenda para receber orientações. “É muito importante informar a população, pois muitos não se preocupam com a saúde. Existem várias doenças e meios de contaminação que precisam ser evidenciados”, disse Vera Lúcia. “Essas ações são fundamentais pois existe muito preconceito e pessoas resistentes aos métodos de proteção. É interessante também a mulher saber que o preservativo feminino está à disposição”, completou a instrutora de mergulho, Mônica Hashimoto, de 44 anos.

                A campanha “Dezembro Vermelho” surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas (ONU) definiram que o dia 1º de dezembro seria o Dia Internacional da Luta Contra a Aids. Desde 1996 no Brasil, o Sistema Único de Saúde distribui gratuitamente os medicamentos para HIV/Aids a todas as pessoas que necessitam de tratamento.

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamou a atenção de alguns municípios pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + nove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news