Home / Sem categoria / MEI terá mudanças a partir de 3 de abril

MEI terá mudanças a partir de 3 de abril

 Mudança à vista! A partir do dia 3 de abril, quem é Microempreendedor Individual (MEI) ficará obrigado a emitir a nota fiscal de serviço (NFS-e) através de um sistema nacional, que abrange o portal da nota fiscal de Serviço Eletrônica e o aplicativo “NFS-e Mobile”. O processo, que atualmente era feito seguindo regras de cada município, será unificado em todo o Brasil. Em Belford Roxo, a medida deve alcançar em torno de quatro mil microempreendedores individuais.

            O secretário de Fazenda de Belford Roxo, Marcos Fernando Ximenes, explicou que a mudança na forma de emissão é uma determinação da Receita Federal do Brasil e será feita com base na Resolução 169/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). “Essa obrigatoriedade é somente para o MEI que presta serviço não submetido à incidência de ICMS, não se aplicando a outros tipos de empresa”, observa Marcos Ximenes, reiterando que a mudança abrange somente as notas de serviço (NFS-e) e não atinge quem comercializa mercadorias.

Simplificação

            Para fins de adaptação, a Receita Federal já está disponibilizando acesso para que o MEI possa aderir ao sistema nacional. “Seria importante o MEI já ir se familiarizando com o novo sistema, pois a partir de 3 de abril o MEI será desvinculado do emissor de notas fiscais de serviço (NFS-e) da Prefeitura Municipal de Belford Roxo e não poderá mais utilizar o sistema como ocorria até então”, frisou o secretário. Para os demais contribuintes a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFS-e permanecerá sem alteração, sendo realizada no portal da NFS-e do Município através do portal https://nfse.prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br/.

            Marcos Ximenes afirmou que a nota fiscal eletrônica de serviços no padrão nacional promoverá a simplificação das obrigações acessórias, a padronização da emissão do documento fiscal e a dispensa de emissão de outro documento fiscal municipal relativo ao ISS. “Além disso, o sistema disponibiliza um portal que permite a emissão NFS-e pelo computador e também um aplicativo para emissão das notas pelo celular”, reforçou Ximenes.

            Mais informações podem ser obtidas no portal da nota fiscal de Serviço Eletrônica – Padrão Nacional  https://www.gov.br/nfse/pt-br.

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo abre cadastro para voluntários

As últimas enchentes no Rio Grande do Sul chamou a atenção de alguns municípios pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news