Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza 1ª Caminhada da conscientização do Autismo

Belford Roxo realiza 1ª Caminhada da conscientização do Autismo

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoverá, amanhã (13/04), a partir das 10h, na Vila Olímpica (Rua Celi, nº 145 – Piam), a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento terá uma ampla programação com palestras e tendas com informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Haverá atividades envolvendo psicomotricidade, saúde e educação especial, estimulação sensorial e higiene bucal. “É uma prioridade para a Prefeitura e para a Secretaria Municipal de Saúde fortalecer a atenção dada às crianças especiais. Esse evento é uma demonstração de que todos devem estar envolvidos pela melhoria da saúde da população”, declarou o Secretário Municipal de Saúde, Flávio Gonçalves.

Os organizadores da 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo não disfarçam a ansiedade. “Minha expectativa é a melhor possível. A Caminhada é uma oportunidade da família sair um pouquinho da rotina de terapias e consultas. É oportunizar momentos prazerosos que muitas vezes mães, parentes e responsáveis não têm”, enfatizou Lidiane Sagawe, diretora da Divisão de Reabilitação da Semus e uma das organizadoras do evento.

Também serão distribuídos kits de higiene bucal e material didático com informações sobre a importância da escovação e do cuidado com os dentes, especialmente para as crianças com TEAs. “Muitas vezes, o cuidado com a saúde bucal de uma criança autista é deixada de lado pela família devido à agitação. É um ato de carinho e que merece a adequação e muita delicadeza”, esclareceu a dentista, Maria do Carmo Carnevale Eberhardt, da equipe multidisciplinar da Escola de Educação Especial Albert Sabin.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 44 pessoas apresentam TEA. Nos últimos levantamentos feitos no Estados Unidos, uma em cada 36 crianças americanas tem diagnóstico de Autismo. “Ainda é um processo de conscientização sobre o que é e como a sociedade pode conviver com o Autismo”, finalizou Lidiane Sagawe.