Home / Sem categoria / Prefeitura promove em escolas palestras de conscientização dos riscos do tabagismo

Em preparação ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Belford Roxo, através das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed), promoverá uma série de palestras e atividades pela conscientização dos riscos do tabagismo. As ações começaram nesta terça-feira (16-05), com orientações para os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Filomena Lopes Filha, no bairro Itaipu, e seguem até 1° de junho. O grande momento está reservado para 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, quando serão promovidas atividades nas unidades de Saúde e na Rodoviária do Lote XV.

As atividades estão levando informação sobre os riscos do fumo e as doenças provocadas pelos componentes do cigarro, como cânceres e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Escola Municipal Maria Filomena Lopes Filha e o CIEP 177 – Constantino Reis foram as primeiras unidades a receber o evento.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou a importância da campanha de conscientização sobre o tabagismo. “”O objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. Por isso, é fundamental o apoio da Prefeito Waguinho a essas atividades que levam informação e prevenção aos munícipes”, concluiu o secretário.

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), O Dia Mundial Sem Tabaco vem alertando sobre as doenças provocadas pelo fumo excessivo, principalmente o câncer. Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o responsável pela elaboração do material técnico da campanha antitabagismo e que é distribuído pelos Estados e Municípios. Pelos últimos dados divulgados em 2021, o Brasil tem hoje mais de 2 milhões de fumantes (ou 9,1%), apenas entre a população adulta (com 18 anos ou mais).

Mais de 170 pacientes recebem tratamento psicossocial

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) da Semus, Maria Verônica de Farias Leite, é a principal palestrante e responsável pelos eventos que marcarão o Dia Mundial Sem Tabaco em Belford Roxo.

“Estamos formando equipes especializadas no tratamento do tabagismo e ajudando na implantação do PMCT nas unidades de Saúde do Município. Além disso, mantemos uma parceria com o Programa de Saúde nas Escolas (PSE da Secretaria Municipal de Educação) para que os estudantes da rede Municipal sejam informados sobre os problemas provocados pelo fumo e replicadores dos serviços oferecidos pela Prefeitura para quem quer buscar o tratamento” explicou.

“O Tabagismo é uma doença e tem todo um protocolo próprio para diagnóstico e tratamento. As equipes são credenciadas com treinamento e capacitação específica para tabagismo. Hoje, temos mais de 170 pacientes que recebem tratamento psicossocial e, quando necessário, até medicamentoso. Tudo gratuito, completou.