Home / Sem categoria / Meio Ambiente de Belford Roxo e APA do Alto Iguaçu iniciam Operação Fumaça Zero

Meio Ambiente de Belford Roxo e APA do Alto Iguaçu iniciam Operação Fumaça Zero

Conscientização, prevenção e combate a incêndios. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Iguaçu e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deram início a Operação Fumaça Zero, nas ruas do bairro Sargento Roncalli. A ação acontece em comemoração à Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Queimadas, com o objetivo de reduzir incêndios florestais e queimadas na região.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, destacou a importância da iniciativa de educação ambiental. “Estamos atentos na preservação das áreas de proteção e das unidades de conservação do município”, ressaltou. “A operação integrada com outros órgãos e entidades soma forças para agir de forma colaborativa com os moradores da região e fortalece os cuidados com a gestão ambiental”, concluiu Igo, que também apresentou o veículo para fiscalização ambiental recebido por meio do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), do Governo do Estado do Rio.

Caráter educativo

O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus, participou da ação com os moradores. “É muito significativo proteger o meio ambiente e conscientizar a todos sobre a redução do uso de fogo próximos de locais de conservação municipais”, pontuou. “Essa ação é voltada para evitar efeitos prejudiciais ao meio ambiente e cuidar do nosso patrimônio verde”, completou Matheus.

A bióloga e guarda-parque da APA do Alto Iguaçu, Tacianne Almada, pontuou sobre a operação. “O serviço de informar e notificar preventivamente com caráter educativo é fundamental. Desta forma, o engajamento é ampliado com o apoio de toda comunidade”, realçou Tacianne, que também mapeou os locais notificados para controle e relatórios futuros de direcionamentos da campanha.

O gestor da APA do Alto Iguaçu, Manoel Mendes, avaliou a parceria com a gestão municipal. “Esse momento é um marco na aproximação com Belford Roxo para atuarmos em conjunto na fiscalização das unidades de conservação”, finalizou Manoel.

Comerciante no bairro Sargento Roncalli, Jorge de Oliveira, 59 anos, foi o primeiro morador a receber o cartaz oficial da operação no estabelecimento. “Essa ação é muito necessária para controlar e prevenir as queimadas. Podem contar com a minha participação”, comentou Jorge. “Sempre morei próximo de uma mata e todos os moradores ajudam nos cuidados. Fazemos a nossa parte para preservar essa área verde”, completou o também morador do bairro, Marcelo Campos, de 50 anos.