Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo capacita profissionais da educação em primeiros socorros

Escola segura salvando vidas. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Defesa Civil, promoveu uma capacitação do projeto Defesa da Vida para professores e estimuladores da educação especial da rede de ensino. O encontro teve como objetivo ensinar noções básicas de primeiros socorros e ocorreu no CIEP Constantino Reis, em São Bernardo.

O treinamento nas escolas tornou-se obrigatório através da Lei 13.722 de 2018 (Lei Lucas) em unidades de ensino público e privado de educação básica. A iniciativa é uma parceria com o Corpo de Bombeiros.

O secretário municipal de Defesa Civil, Alberto Vieira, esteve presente com a equipe técnica para realizar a capacitação. “Esse trabalho é contínuo e acontece todos os anos desde a sua obrigatoriedade como lei. Nossa missão é garantir que a comunidade escolar esteja preparada para agir em situações adversas”, ressaltou. “Cada manobra e procedimento da capacitação é voltado para salvar vidas”, concluiu Alberto.

O bombeiro militar e enfermeiro, Adonis Cardoso, foi o responsável técnico pela capacitação na escola. “A orientação dos profissionais da educação é fundamental para os atendimentos de emergência de primeiros socorros dentro do ambiente escolar”, contou. “Estamos sempre atuando de forma integrada com a Defesa Civil e o SAMU para capacitar e prestar assistência nas situações de necessidade”, completou Adonis.

A coordenadora do segundo turno do CIEP Constantino Reis, Denise Alves, participou ativamente do treinamento de simulação de massagem cardíaca. “Foi um dia muito produtivo, repleto de conhecimentos importantes. É um privilégio ter acesso a esses ensinamentos para melhorar nosso atendimento”, frisou Denise. “Essa capacitação é essencial para controlar acidentes dentro da unidade escolar”, acrescentou a professora da sala de recursos, Michele Gomes.