Home / Sem categoria / Secretaria de Assistência Social faz Cadastro Unipessoal em sua sede

Secretaria de Assistência Social faz Cadastro Unipessoal em sua sede

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf) abriu as portas de sua sede, na Avenida Retiro da Imprensa, 1.432, bairro Piam, para atender às pessoas que necessitam atualizar ou se inscrever no Cadastro Unipessoal.

A oportunidade estará acontecendo até dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar a seguinte documentação: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento ou certidão de casamento, carteira de trabalho e título de eleitor.

O cadastro unipessoal estabelece procedimentos para inclusão ou atualização cadastral de registros de famílias compostas por apenas uma pessoa (famílias unipessoais) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), observado o disposto na Portaria nº 810, de 14 de setembro de 2022

Atendimento agilizado

Antes o Cadastro Unipessoal era feito nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Aqui na sede da Secretaria temos como digitalizar os documentos e agilizar o atendimento”, explicou Vilson Júnior, diretor de Projetos e Cidadania. “Tem dias que atendemos mais de 600 pessoas”, disse Vilson.

Desempregado, Paulo Roberto de Jesus, 39, não perdeu tempo e assim que soube foi à Secretaria atualizar o cadastro. “Moro sozinho e preciso do benefício”, afirmou. O mesmo fez a manicure Nadier dos Santos, 55. “Gostei muito do atendimento, rápido e organizado”, assegurou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite, destacou que a atualização é uma exigência do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. “0 Cadastro Unipessoal é essencial. Por isso, mudamos o local, onde há mais espaço e acessibilidade”, salientou a secretária.