Home / Sem categoria / Belford Roxo debate elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial

A Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Belford Roxo promoveu, no Teatro da Cidade, bairro Piam, um encontro intersensorial para a elaboração de um plano municipal de direitos humanos e igualdade racial.  O evento contou com a participação de palestrantes abordando o tema.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Rafael de Milan, destacou a importância do plano que irá orientar Belford Roxo pelos próximos anos nas questões da área.  “Tudo que vai ser desenvolver daqui por diante, além de ser importante para a cidade, funcionará como capacitação para que o município fique apto para receber recursos do governo federal”, concluiu o secretário“, ao lado do professor e babalorixá Ivanir dos Santos, enfatizando como importante a participação da sociedade na elaboração do plano.

Cinema e educação

O coordenador e curador do Cine Educação, Bernard Brito, apresentou dois filmes no evento. Os curtas-metragens contam a história do surgimento dos direitos humanos. “É fundamental que a população tenha acesso ao Cine Educação, projeto que, conforme o nome diz, trabalha com cinema e educação abordando diversos temas como violência, racismo e intolerância, pois é fundamental que tenhamos umas sociedade mais justa”, disse Bernard Brito.

Integrante do Conselho de Direitos Humanos e igualdade Racial e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Icaro Ribeiro Meira frisou que a criação da Secretaria  de Direitos Humanos e Igualdade Racial foi fundamental para o avanço do debate. “É uma conquista para Belford Roxo, pois é primordial que se respeite os direitos humanos”, finalizou Icaro. “Acredito que esse olhar da Prefeitura amplia tudo pelo o qual a gente sempre debateu: a luta de direito de igualdade racial. Já demos o primeiro passo”, emendou o estudante de artes cênicas Paulo Cézar Revlis Pacheco.