Home / Sem categoria / Secretaria de Assistência Social de Belford Roxo vai às ruas anunciar serviços à população

Já dizia Chacrinha (apresentador de programas de auditórios nas décadas de 60, 70 e 80): “Quem não se comunica, se trumbica”. Baseando-se na teoria da comunicação do “Velho Guerreiro”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf) de Belford Roxo colocou em prática o projeto “Assistência Presente”. Às segundas, quartas e sextas-feiras, uma equipe está nas ruas dos principais bairros da cidade, distribuindo panfletos informativos e conversando com a população sobre os serviços disponíveis na secretaria, além de como, onde e quando utilizá-los.

“É importante que as pessoas conheçam os serviços públicos existentes no município onde vivem. O Assistência Presente está nas ruas semanalmente para isso. Divulgamos de boca em boca”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite.

Divulgação de serviços

A equipe do Assistência Presente pode ser facilmente identificada. Todos os integrantes usam camisetas com a logomarca do projeto e crachá funcional. A dona de casa, Ingrid Barbosa da Silva, 30, acompanhada da filha Lara, de um ano, transitava pela Avenida Joaquim da Costa Lima, trecho próximo à sede da prefeitura, no bairro São Bernardo, quando parou para conversar e receber informações por um representante do projeto. “Achei muito interessante essa abordagem. Vou voltar para casa sabendo de muita coisa que desconhecia”, resumiu.

Além de divulgar os serviços,  o projeto também orienta e identifica pessoas em situação de vulnerabilidade que são encaminhadas aos serviços e benefícios que têm direito. “Muita coisa gratuita que existe, que estão ao nosso alcance e não sabemos. A pessoa que falou comigo foi muito gentil e educada”, afirmou o artesão Otávio Frederico, 81. A pastora Marilda Rodrigues, 72, também elogiou o projeto: “Gostei muito de receber as informações. Que continue assim, informando mais e mais”, frisou.

Toda pessoa que para e conversa com alguém da equipe, leva para casa material contendo informações, endereço e funcionamento sobre os 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel), Restaurante do Povo, Centro Pop, Campanhas, Cursos Gratuitos, entre outros serviços.