Home / Sem categoria / Sala Lilás do Hospital Municipal completa um ano

Sala Lilás do Hospital Municipal completa um ano

 A Sala Lilás, espaço do Hospital Municipal de Belford Roxo (HMBR) reservado às vítimas de violência, completou um ano nesta quarta-feira (30-08). Para marcar a data, profissionais, colaboradores e autoridades participaram de um encontro onde foram divulgados dados do primeiro ano de funcionamento. Também foram apresentados os desafios, para as áreas de saúde e segurança pública, no enfrentamento da violência da contra as mulheres. Foram 606 atendimentos na Sala Lilás neste primeiro ano, sendo 330 casos de violência física e 75 de violência psicológica. “Temos que considerar a subnotificação dos casos, pois muitas mulheres não buscam os serviços de acolhimento e apoio”, pontuou a coordenadora de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Cristina Macedo.

            O encontro contou com representantes da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde (Cves) e da Divisão de Saúde Mental (DSM) da Semus, das Secretarias Municipais de Segurança Pública, Trânsito, Assistência Social e membros do Conselho Tutelar, além do secretário municipal de Cultura, Robson Sarmento, e da delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam – Belford Roxo), Ana Carla.

Aumento de notificações

            Em sua apresentação, a equipe da Sala Lilás destacou o aumento das notificações de violência nos bairros Heliópolis e Areia Branca. “São bairros próximo do Hospital Municipal (HMBR), onde está implantada a Sala Lilás. Isso indica que a rede precisa ser ampliada para que, nos bairros mais afastados, as mulheres possam ser também acolhidas e direcionadas ao atendimento adequado”, destacou a psicóloga Sheila Schlecz, chefe de equipe da Sala Lilás.

            A Sala Lilás do HMBR foi inaugurada em 30 de agosto de 2022, tendo como referência o Agosto Lilás, mês voltado à promoção de iniciativas de combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Além da equipe da Semus, a Sala Lilás conta com o apoio da Patrulha Solidária, da Secretaria de Trânsito, e da Guarda Municipal, que ajuda na condução das vítimas aos órgãos responsáveis. “Algumas pessoas estão tão fragilizadas que não têm nem o dinheiro da passagem. É um suporte e um acolhimento necessários nesse atendimento”, completou Cristina Macedo. —

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news