Home / Sem categoria / Dezesseis unidades escolares desfilam no Lote XV e abordam inclusão, alimentação e outros temas

O quinto dia de desfiles cívicos da Semana da Pátria de Belford Roxo, realizado nesta quarta-feira (06/09) no bairro Lote XV, contou com a presença de 16 unidades escolares, entre municipais, estaduais e particulares. O tema deste ano é “Todos Juntos pela Educação”.  Moradores lotaram a Rua Guarujá para assistirem a evolução dos alunos. O encerramento da Semana da Pátria será na quinta-feira (07/09) com o desfile na Avenida Floripes Rocha, Centro.

O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, destacou que as escolas e toda a Secretaria estão se empenhando para que os desfiles sejam um sucesso. “A educação é a mola propulsora de um país. Somente com uma educação forte podemos transformar a sociedade. Em Belford Roxo conseguimos mudar para melhor”, destacou Denis Macedo. “As escolas fizeram um excelente desfile dera lições de cidadania, pois percebe-se que todos os alunos, professores e comunidade escolar participam das atividades. A Secretaria Municipal de Educação está de parabéns pela excelente organização”, completou o secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

Cidadania e proteção ao meio ambiente foram dois temas destacados pela Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.  Em seguida desfilou a Creche Professora Maria da Silva Barbosa mostrando os direitos das crianças. Já a Creche Municipal Raimundo Furtado Magalhães levou personagens infantis e mostrou a importância da família. A creche Municipal Raimundo Edson dos Santos e a Associação Comunitária da Cidadania Fluminense desfilaram em seguida.

A dona de casa Ellen Lorena, 25 anos, se emocionou com o desfile da filha Evellyn Lorena, 6, que estuda na Escola Municipal Arbogasto Medeiros. A mãe desatacou que este é o segundo ano que a menina desfila. “É muita emoção e ela gosta. Quando eu estudava, também desfilava. O evento foi muito bem organizado e não percebi nenhum problema”, frisou Ellen ao lado da filha.

Personagens infantis e inclusão

A escola municipal Arbogasto Medeiros abordou a construção dos sonhos através da educação e a participação da família e da escola na luta pela inclusão. A Escola Municipal Professora Maria das Dores Fujii da Silva se destacou com personagens infantis como a boneca Emília e chapeuzinho Vermelho, além de enfatizar os seus projetos educacionais. A Escola Municipal Professor Alcides Cabral de Freitas abordou a inclusão e trouxe ainda um pelotão mostrando a importância da patrulha escolar e da Defesa Civil.

O desfile da escola Padre Ramon destacou o “Projeto Sabadou” e lembrou a África como berço da humanidade. O Ciep municipalizado Vinícius de Moraes veio em seguida com temas como setembro amarelo e combate ao bullying. A Escola Municipal Casemiro Meirelles mostrou a importância de uma alimentação saudável. O reconhecimento de quem trabalha na educação foi um dos destaques da Escola Municipal São Bento. O pelotão com alunos da EJA emocionou o público.

Professor Edson Santos e Olivia Valianga da Silva foram as duas últimas escolas municipais a desfilar. A primeira deu destaque à abertura de oportunidades que a educação proporciona. A segunda condenou a questão de qualquer tipo de abuso. O Centro Educacional Líbano Brasileiro foi a última unidade a desfilar com sua tradicional banda tocando sucessos como “Anunciação” (Alceu Valença), e “O cheiro de Carolina” (Luiz Gonzaga), que os torcedores botafoguenses cantam uma paródia em ritmo de funk para o atacante Segovinha. Os secretários Denis Macedo, Matheus Carneiro e o pelotão da Educação encerraram o desfile.

Participaram também do evento os secretários Toninho Medeiros (Habitação); Marcelo Machado (Transportes); Luís Eduardo de Oliveira (Governo) e Igor Menezes (Meio Ambiente) e os vereadores Danielzinho e Henrique Farofa.