Home / Sem categoria / Belford Roxo recebe pela segunda vez a Caravana da Ciência

Belford Roxo recebe pela segunda vez a Caravana da Ciência

A cidade de Belford Roxo recebeu nesta terça-feira (12-09) o primeiro dia da Caravana da Ciência no Polo Cederj, no bairro de São Bernardo. Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, os alunos do Projeto Guarda Mirim e da rede municipal de ensino visitaram o projeto de ciências itinerante da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em seu segundo ano em Belford Roxo, o projeto itinerante promete proporcionar experiências de uma maneira divertida para as crianças e jovens. O coordenador geral da caravana, Bruno Oliveira, explicou que o projeto é um museu itinerante que já atua há 16 anos em todo o Estado. “Este ano trouxemos novidades para a cidade.  Além de todos os experimentos sobre eletricidade e física, as crianças também podem encontrar animais peçonhentos, um planetário inflável e um girotec, que nada mais é do que um equipamento que simula gravidade zero e noção espacial, que foi utilizado por pilotos.  Ou seja, eles vão aprender na prática o que é ciência”, afirmou Bruno.

Demanda espontânea

O secretário de Segurança Pública, Luciano Arigone, frisou a grande oportunidade das crianças em ter acesso a uma atividade como essa. “Elas conseguem de maneira lúdica e educativa ingressar no mundo da ciência e tecnologia. Convido a todos para visitar a carreta, garanto que valerá a pena”, disse Arigone ao lado do coordenador da Guarda Mirim, Thiago Silva. “Esse é um projeto que toda a comunidade, grupos escolares, guarda mirim podem ter acesso. Também estamos esperando por demanda espontânea. Então, se está passando pelo bairro, aproveitem para fazer uma visita”, convidou Thiago. Também presente no primeiro dia, a secretária de Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome, Tatiane Ervite, firmou a parceria pelo projeto. “As crianças estão apaixonadas. Tenho certeza que serão dias de muito aprendizado e brincadeiras”, resumiu a secretária.

Encantada com todas as estações da carreta, a aluna da guarda mirim Ágata Souza Nogueira, 11 anos, não queria desviar sua atenção em nenhum minuto para não perder nada. Ela contou que teve contato com quase todos os equipamentos e que queria voltar nos outros dias. “É a minha primeira vez em um lugar como esse e não quero sair. Não sabia que ainda temos tanto para aprender sobre ciência além da escola e estou gostando muito desse método. Escolher uma das estações da caravana é difícil, pois amei tudo”, concluiu.