Home / Sem categoria / Prefeitura promove II Seminário de Prevenção ao Suicídio

Prefeitura promove II Seminário de Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura de Belford Roxo promove, nesta sexta-feira (15-09), das 9h às 16h, no Teatro da Cidade, o II Seminário de Prevenção ao Suicídio. O evento é uma iniciativa da Secretária Municipal de Saúde e coordenada pela área técnica da Divisão de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/Semus). “É mais um evento que expressa bem o cuidado e o carinho que a Prefeitura tem com a população”, declarou o secretário Municipal de Saúde, Christian Vieira. “A ONU considera esse quadro (tentativa de suicídio) como um problema grave de saúde”, pontuou a coordenadora técnica da Divisão de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, Cristina Macedo.

Foram convidados para o evento representantes de universidades e da sociedade civil organizada, autoridades e coordenadores das equipes de saúde da rede municipal. Questões sobre os cuidados com a saúde psicológica e emocional, o fortalecimento da rede de atendimento e a capacitação constante das equipes da atenção básica, serão alguns dos temas abordados no seminário. “É preciso entender que, por vezes, esses acometimentos emocionais (como atentar contra a própria vida), são tratados como tentativas de chamar a atenção. Temos que desconstruir essa ideia”, pontuou a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Semus, Camila Cortes, uma das palestrantes convidadas.

Entre os setores da Prefeitura que estão mobilizados na atenção às vítimas de autoagressão está a Sala Lilás do Hospital Municipal de Belford Roxo (HMBR). Nela são realizados os atendimentos primários, acolhimentos, encaminhamentos e, quando necessário, os acompanhamentos das vítimas pela rede de apoio articulada pela Semus. Em relatório divulgado em março de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o aumento dos transtornos psicológicos em todo planeta como consequência da pandemia de Covid-19. Entre os problemas de saúde pública estavam as autoagressões, todos associados a um quadro grave de ansiedade e depressão.