Home / Sem categoria / Assistência Social de Belford Roxo promove palestra sobre suicídio

Assistência Social de Belford Roxo promove palestra sobre suicídio

A Prevenção ao suicídio foi tema de palestra, realizada na manhã de hoje (14/09), no teatro da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome (Semascf), na Avenida Retiro da Imprensa, Bairro Piam. Promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceambel), aberto ao público, o evento, alusivo à campanha Setembro Amarelo: Vamos Conversar, Tudo pela Vida, abordou temas sobre transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Segundo a palestrante, psicóloga Marcele Lourenço, a cada 45 minutos, uma pessoa morre por suicídio no Brasil. Trinta e dois morrem por dia e 12 mil morrem por ano, pelo mesmo motivo”, informou.

            A Campanha Setembro Amarelo surgiu em 1994, a partir de uma trágica história que envolveu um jovem americano, de 17 anos, chamado Mike Emme.  O rapaz demonstrou felicidade ao ganhar o carro que desejava: um Mustang amarelo. Foi no mesmo automóvel que ele praticou o suicídio, deixando um bilhete para os pais: “Desculpem mamãe e papai. Eu amo vocês. Com amor, Mike”.

Não há fator único

            Marcele disse ao público presente que não há um fator único para o suicídio. Problemas como; saúde, social, financeiro, sentimental e religioso, podem contribuir para o ato. A depressão, por exemplo não tem cara. É invisível. Há dores que nenhuma morfina cura. É preciso estar atento ao comportamento de familiares, colegas de trabalho. O tratamento é fundamental e pode salvar”, assegura a psicóloga.

            A artesã Dalva Lima Monteiro, 85 anos, estava na sede da Semascf e aproveitou para assistir a palestra. “Ganhei o dia. Com toda a minha idade, desconhecia muita coisa sobre o assunto. Para mim foi muito proveitoso. Eu tenho uma neta que é autista. Vou redobrar os cuidados e ficar mais atenta em todos”, afirmou a artesã. “Pelo menos, 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram em dar fim a própria vida. Desse percentual, 4,8% chegaram a elaborar um plano de suicídio”, disse Marcela.

‘Mar de rosas’

            A secretária de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite, que diariamente publica vídeos de mensagens motivacionais em suas redes sociais, disse que não existe vida “mar de rosas” e que todos têm problemas. “Já enfrentei vários problemas com a saúde da minha filha e do meu filho também e tive mais de um infarto. Sou muito grata a Deus. Amo minha vida. Mas o apoio, a compreensão e um tempo para ouvir o próximo podem ser fundamentais e salvar vidas”, garante.

            A Coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Gabriela Lima, destacou que o Ceambel está atento às campanhas. “Acolhemos e orientamos mulheres vítimas de vários tipos de violência. Elas precisam estar atentas e bem informadas. A palestra de hoje, com a nossa psicóloga, foi muito boa”, concluiu. 

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − três =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news