Home / Sem categoria / Belford Roxo promove II Seminário de Prevenção ao Suicídio

Belford Roxo promove II Seminário de Prevenção ao Suicídio

A Prefeitura de Belford Roxo realizou no Teatro da Cidade, o II Seminário de Prevenção ao Suicídio, evento que levantou um amplo debate sobre saúde mental e os impactos na rede Municipal do aumento no número de pacientes que atentaram contra a própria vida. Informações apresentadas pela área técnica da Divisão de Prevenção à Violência e Cultura de Paz, da Secretaria Executiva de Vigilância Epidemiológica (Seve/Semus), apontam para um aumento significativo no número de violência autoprovocadas e suicídios em Belford Roxo.

          “Precisamos debater e trabalhar de maneira técnica para que políticas públicas possam ser aprimoradas para redução do número de casos em nosso Município”, declarou a coordenadora da Divisão de Prevenção à Violência e Cultura de Paz (Seve/Semus), Cristina Macedo.

Série de palestras

         O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, foi representado pelo superintendente Executivo da Seve/Semus, Rafael Felisberto, e pelo administrador das Policlínicas da rede Municipal, Admilson Figueiredo. Também estiveram representados no evento, o Conselho Municipal de Saúde (CMS); as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Pública; e as universidades Estácio de Sá e Uniabeu. Técnicos da rede Municipal e estudantes e acadêmicos da área da saúde formaram o público de quase 150 pessoas que assistiram ao seminário.

          A coordenadora da Divisão de Saúde Mental (DSM/Semus), Camila Cortes, e a psicóloga Sheila Schletz, da equipe da Sala Lilás do HMBR, abriram a série de palestras e apresentações do evento. Em sua explanação, Guilherme Chaves, coordenador de Psiquiatria da DSM/Semus, destacou a importância do acompanhamento especializado para quadros de transtornos que possam evoluir para o suicídio. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (Datasus/SIM) registraram 43 suicídios em Belford Roxo entre os anos de 2018 e 2022. Este ano, foram notificados 22 casos entre janeiro e os primeiros dias de setembro.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 3 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news