Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo faz campanha por um trânsito mais seguro

Prefeitura de Belford Roxo faz campanha por um trânsito mais seguro

Conscientização no trânsito. Uma campanha da Secretaria de Transporte, iniciou a Semana Nacional de Trânsito em Belford Roxo, que é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Secretaria estará promovendo durante toda a semana atividades de educação e fiscalização. A ação teve início na Avenida Benjamim Pinto Dias – Centro, e percorrerá por vários pontos da cidade.

A Semana Nacional de Trânsito tem como principal objetivo, conscientizar a população, entre pedestres e condutores de veículos, a terem responsabilidade e educação no trânsito, para que assim haja a diminuição dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito.

De acordo com o secretário de Transporte, Marcelo Machado, é fundamental que os pedestres e condutores tenham consciência de seus papéis no trânsito. Machado deu algumas dicas de como o pedestre pode evitar acidentes no trânsito: atravessar na faixa de segurança, estar atento aos semáforos, não se distrair com celulares ou com fones de ouvidos, aguardar a sinalização correta e permanecer na calçada antes de fazer a travessia.

Dicas para motoristas

“Os motoristas devem reduzir a velocidade próximo à faixa de pedestres, parar antes da faixa de pedestres, estacionar nos locais permitidos e ter o discernimento que a preferência é do pedestre. Os pedestres têm que atravessar na faixa de segurança, estar atento aos semáforos, não se distrair com celulares ou com fones de ouvidos, aguardar a sinalização correta e permanecer na calçada antes de fazer a travessia”, argumentou Marcelo Machado, acrescentando que os motociclistas devem utilizar o capacete e demais acessórios como luvas e óculos de proteção, além de ter atenção nas ultrapassagens e não trafegar pelos corredores.

A orientadora de trânsito Ramos instruiu pedestres e condutores que passavam e entregou panfletos com mensagens e instruções sobre segurança viária. Ramos também orientou sobre refletir a respeito do tema e de como transitar com segurança.  Marcelo Machado, destacou a importância de ações como essas, que esclarecem a população.  ’’ A Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de orientar a sociedade para um trânsito mais seguro. A Secretaria de Transportes e a Prefeitura de Belford Roxo vêm lutando diariamente para melhorar a qualidade das ruas, sinalizações e consequentemente, o trânsito. Mas educação no trânsito é fundamental”, concluiu Machado.