Home / Sem categoria / Prefeitura abre a programação do Outubro Rosa em Belford Roxo

Prefeitura abre a programação do Outubro Rosa em Belford Roxo

Sob o slogan “Saúde de janeiro a janeiro: cuide-se”, a Prefeitura de Belford Roxo abriu, na manhã desta quarta-feira (04-10), a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama. O evento inaugural foi na Unidade de Saúde da Família (USF) Nivaldo Cardoso de Moura, em Heliópolis, com palestras, distribuição de folhetos informativos, brindes e lanches para o público participante.

O secretário Municipal de Saúde, Christian Vieira, foi representado pelo coordenador da Atenção Básica da Semus, André Ronaldo. Ele enfatizou a importância envolvimento de toda a sociedade na campanha. “Esta é uma mobilização pela saúde da mulher mas que todos devem colaborar. Inclusive nós, homens, temos que prestar sempre carinho e apoio às mulheres que procuram cuidar da saúde delas e de toda a família”, destacou André Ronaldo.

            Em sua palestra, a enfermeira Rita de Fátima de Andrade Silva, lembrou que o Outubro Rosa é um movimento internacional que nasceu nos Estado Unidos e que tem como objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, incentivar o diagnóstico precoce e, assim, a reduzir os índices de mortalidade. “Os cânceres de mama e de colo do útero têm tratamento e, quanto mais cedo eles são diagnosticados, maior é a perspectiva de cura”, comentou a palestrante.

Cronograma até o dia 30

            O cronograma do Outubro Rosa irá até o próximo dia 30 e envolverá atividades nas Policlínicas, unidades especializadas e da atenção primária (USFs e UBSs) da rede Municipal. No próximo dia 11, partir das 9h, os eventos acontecerão no Centro de Fisioterapia Rúbia Medeiros, no Parque Amorim, e na Policlínica Maria Lúcia Barboza de Carvalho (Palmeirinha).

            Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) vem promovendo campanhas e atividades de capacitação técnica sobre essas doenças oncológicas (neoplasias), que são as que mais acometem mulheres em todo o mundo – os cânceres da mama e do colo do útero. Os principais sinais e sintomas que apontam para um possível câncer de mama são: pequenos nódulos (caroços) duros e indolores; pele avermelhada e/ou mais grossa (parecida com casca de laranja); alterações no mamilo e presença espontânea e repentina de líquido em um dos mamilos. Nódulos nas axilas e no pescoço também devem ser examinados.

Veja também

Belford Roxo realiza festa de encerramento do Abril Azul

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news